Título: PF: retiradas em dinheiro para evitar rastros
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 19/07/2009, O País, p. 8

Empresa investigada funciona no endereço do grupo Mirante.

SÃO LUÍS. A São Luís Factoring foi constituída no ano de 2000, tendo como sócios Teresa Murad Sarney, mulher de Fernando, com 80% do capital social, e Odilon Soares Filho. O capital social da empresa é de R$ 500 mil. O endereço da factoring é o mesmo do grupo Mirante, de propriedade da família Sarney, e que engloba rádio, TV e jornal.

Tereza e Odilon também foram indiciados pela PF.

Sobre Luzia de Jesus Campos de Souza, considerada braço direito de Fernando Sarney, a Polícia Federal informa que ela ¿atua como uma espécie de financeiro de Fernando, realizando pagamentos, quase sempre em espécie, seguindo determinações de seu patrão¿. Para a PF, a São Luís foge do conceito tradicional de factoring, uma vez que trabalha praticamente somente com o grupo Mirante e movimenta muitos recursos em espécie, o que não é usual.

¿Da análise da movimentação bancária da empresa, percebese ainda a emissão de diversos cheques nominais a pessoas físicas que não possuem vinculação a qualquer atividade comercial que justifica (sic) receber tais valores da factoring, bem como para funcionários do grupo Mirante.