Título: Pizzaiolo não rouba dinheiro público
Autor: Lima, Maria; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 17/07/2009, O País, p. 8

Categoria se diz ofendida e protesta por ter sido comparada a senadores por Lula.

SÃO PAULO. Não foram só os senadores que reagiram à declaração do presidente Lula, para quem a Casa tem "bons pizzaiolos". Ontem, o sindicato que representa a categoria em São Paulo distribuiu manifesto contestando Lula. Para os pizzaiolos, que se disseram indignados com o presidente, hoje em dia é uma ofensa ser comparado com um senador.

- Com quantos anos se aposenta um senador? Contribuo há 31 anos com a Previdência e vou ter que trabalhar mais cinco anos para me aposentar. Tudo graças a uma lei aprovada pelo Senado - reclamou José Vicente Garcia, 54 anos, pernambucano, que sustenta a família exercendo o ofício que nasceu em Nápoles, no século XIX. - E quando se ouviu falar de um pizzaiolo que tenha roubado dinheiro público?

Considerada a capital nacional da pizza, com mais de 6 mil casas do tipo, São Paulo foi o local escolhido para o protesto. "Não seria fantasioso qualificar o ofício de pizzaiolo como atividade artesanal. O profissional suporta as altas temperaturas do forno à lenha, (...) com a destreza de sempre se lembrar de individualizar cada matéria-prima para sua obra, a pizza (...), entregue aos clientes aguçando-lhes os sentidos como se também arte fosse", diz o manifesto, que será entregue ao Legislativo e à Presidência.

A iniciativa, segundo o secretário-geral do sindicato, Edmundo Alves dos Santos, partiu da confederação da qual a entidade faz parte, em Brasília. Segundo o site Guia dos Curiosos, a expressão "Tudo acaba em pizza" nasceu em São Paulo, nos anos 50, quando, após uma grande briga, dirigentes do Palmeiras se reuniram numa pizzaria para fazer as pazes. Embora contrariado com a declaração de Lula, o comerciante Antonio Faustino, dono da pizzaria escolhida para a manifestação, viu alguma verdade no ditado:

- Quando abri a pizzaria, em 1982, era uma roubalheira danada. O pessoal do Detran vinha aqui para dividir o dinheiro da caixinha da corrupção.