Título: Ciro admite desistir se Aécio for candidato
Autor:
Fonte: O Globo, 17/07/2009, O País, p. 10

E o governador tucano de Minas Gerais afirma que o aliado estará a seu lado, e vice-versa, em qualquer situação

BELO HORIZONTE. Horas depois de dividir a tribuna do Mineirão com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), na final da Copa Libertadores da América, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), trocou afagos com um dos principais desafetos do paulista, o ex-ministro da Integração Nacional e deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE). Em visita a Belo Horizonte, Ciro admitiu que poderá desistir da disputa pela Presidência da República se Aécio for o tucano escolhido para concorrer contra a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, candidata do PT e do presidente Lula.

- Aécio Neves sendo candidato a presidente descomprime gravemente a necessidade estratégica de eu apresentar uma candidatura - afirmou, na saída de encontro no Palácio das Mangabeiras, residência oficial do chefe do Executivo mineiro. - Não quer dizer que, eventualmente, eu não tenha que ser (candidato), porque isso dirá o meu partido. Mas fico feliz, porque acho que o país estará em seguras, tranquilas e boas mãos - acrescentou.

Ciro deixou claro que o projeto de disputar o governo de São Paulo, cujo principal fiador seria o presidente Lula, ainda é secundário. Mas, em meio a rasgados elogios a Aécio, voltou a atacar Serra, inclusive em conversa com o tucano Aécio.

O governador mineiro sustentou a aliança com o PT, que elegeu Márcio Lacerda (PSB) prefeito de Belo Horizonte.

Aécio condecora o aliado durante o encontro

O encontro entre os dois, no almoço, foi sob o argumento de trocar ideias sobre o futuro. Do palácio, eles seguiram para Mariana, na Região Central do estado, onde se comemoraria o Dia de Minas. Foi também o aniversário de Mariana, que foi a primeira capital do estado.

Na solenidade, Ciro foi condecorado com uma medalha. Aécio disse que, seja qual for o cenário em 2010, marchará junto com o ex-ministro.

- Acho que o jogo de 2010 ainda não está todo jogado. Não estão claras ainda quais as construções que ocorrerão. Não vejo a possibilidade de, amanhã, num projeto onde eu possa ter papel de maior destaque, o Ciro não esteja junto. Ou, num projeto que o Ciro esteja capitaneando, eu não esteja junto - disse Aécio.