Título: Engenheiro assumirá estatal
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 17/07/2009, Economia, p. 21

BRASÍLIA. O Palácio do Planalto aprovou ontem o nome do engenheiro Murilo Marques Barboza para assumir a presidência da Infraero. Ele substituirá o brigadeiro Cleonilson Nicácio Silva, que retornará ao Comando da Aeronáutica. Barboza é chefe de gabinete do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e está lotado na pasta desde o início do governo Lula. Ele foi assessor especial do ex-ministro José Viegas.

Murilo Barboza tem 52 anos, é engenheiro eletricista e, no governo Fernando Henrique, trabalhou no Palácio do Planalto na área de telecomunicações. A substituição ocorrerá em agosto. Barboza, que foi escolhido por Jobim, tem bom trânsito no setor militar. Ele já foi condecorado com 13 medalhas das três Forças.

Na estatal, Barboza dará continuidade ao trabalho de Nicácio, provável futuro comandante da Aeronáutica. O brigadeiro, ao decidir por uma faxina na Infraero e ter exonerado quem pouco trabalhava, apareceu como responsável pela demissão de parentes de expoentes do PMDB.

Nicácio assumiu a estatal em dezembro, após Sergio Gaudenzi, que desagradou a Casa Civil e Jobim ao manifestar-se contra a privatização de aeroportos. Ele deixa a Infraero porque está prestes a completar dois anos fora do Comando da Aeronáutica em cargos civis. Precisa retornar à caserna, senão passará para a reserva.