Título: De olho na recuperação, montadoras investem
Autor: Rodrigues, Eduardo; Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 16/07/2009, Economia, p. 25

GM confirma R$2 bilhões em fábrica do Rio Grande do Sul. Unidade vai gerar cerca de mil empregos diretos

Eduardo Rodrigues e Lino Rodrigues

BRASÍLIA e SÃO PAULO. Confiante na recuperação da economia do país, a GM do Brasil confirmou ontem o investimento de R$2 bilhões na ampliação da fábrica da companhia em Gravataí (RS) para a criação de uma nova família de veículos. Em encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da montadora no país, Jaime Ardila, apresentou o projeto Onix, que prevê a geração de cerca de mil empregos diretos e sete mil indiretos. Ainda assim, a GM não escapou de uma alfinetada de Lula, que criticou as demissões do início do ano.

- O aumento daquele parque industrial (Gravataí) já estava previsto há meses. O presidente ficou feliz, porque os investimentos são uma forma de reconhecer o trabalho que o governo tem feito nos últimos anos para fortalecer a indústria automobilística - disse Ardila.

Com a redução do IPI, a GM não é a única a manter investimentos no Brasil. A Toyota inicia no fim do mês obras de terraplanagem em terreno de 3,7 milhões de metros quadrados em Sorocaba (SP), onde investirá US$1 bilhão na construção de nova fábrica.

Lula: "Cidadão pensa em 1º carro antes da 1ª mulher"

A montadora japonesa já produz o modelo Corolla em Indaiatuba (SP), onde emprega três mil funcionários. A unidade de Sorocaba abrigará a produção de um novo modelo compacto, a partir de 2011. Com capacidade para fabricar 150 mil veículos/ano, a fábrica deve gerar 2.500 empregos diretos.

A Volkswagen disse que os R$3,2 bilhões de investimento anunciados em 2007 estão mantidos até 2011. A Fiat prevê investir R$5 bilhões até 2011. Na Ford, que vem batendo recordes graças aos benefícios do IPI, a previsão é de R$3,4 bilhões entre 2007 e 2012 na América do Sul, boa parte no Brasil.

Em encontro com o presidente da GM, fechado à imprensa, Lula disse ter conversado com os presidente de Itália, Alemanha, França e EUA - na reunião do G-8 - sobre os bons resultados das empresas no país. Segundo ele, todos "ficaram boquiabertos com o resultado da indústria automobilística brasileira".

Mesmo assim, o presidente criticou os fabricantes:

- A gente poderia estar melhor se não fosse a precipitação do setor no fim do ano, possivelmente levada pelo pânico.

O maior investimento da GM em 84 anos de Brasil prevê a produção de dois novos veículos Chevrolet de porte médio em Gravataí, com design e engenharia concebidos nos centros tecnológicos de São Caetano do Sul e Indaiatuba (SP). Com isso, a capacidade de produção da unidade gaúcha chegará a 380 mil veículos por ano em 2012, tornando-a a maior fábrica do grupo no Mercosul. Metade do valor a ser investido virá do caixa da subsidiária brasileira, e o restante de financiamentos.

- O carro continua sendo, depois da mulher ou depois do homem, a paixão do ser humano. Às vezes o cidadão pensa em ter o primeiro carro antes de ter a primeira mulher, porque ele começa a querer ter carro com 14 anos, 15 anos de idade.