Título: Lula: Brasil vai repor empregos perdidos na crise
Autor: Rodrigues, Eduardo; Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 21/07/2009, Economia, p. 19

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem em seu programa semanal de rádio que, com os sinais de recuperação da economia, o Brasil poderá repor os empregos perdidos por causa da crise financeira e passar a criar novas vagas com carteira assinada até o fim deste ano. Ele disse que as medidas fiscais, monetárias e de crédito adotadas pelo governo já mostraram resultado, e destacou o crescimento moderado da economia nos últimos cinco meses.

- Eu e a equipe econômica toda trabalhamos com a hipótese de que o Brasil entre em 2010 numa situação altamente confortável, produzindo bem, recuperando a capacidade produtiva das nossas empresas - disse o presidente.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, houve aumento de vagas com carteira assinada em junho, pelo quinto mês consecutivo. Foram geradas no mês passado 119.495 vagas formais.

Entretanto, o desempenho deste ano ainda está bem aquém do registrado em 2008. A economia brasileira acumula saldo líquido de 299.506 novos empregos com carteira assinada no primeiro semestre, uma queda de 78% em relação a igual período do ano passado (1,36 milhão). Foi o pior resultado em dez anos.

Lula, porém, destacou o saldo positivo de vagas criadas este ano.

- Já recuperamos metade dos empregos que perdemos na crise. Significa que até o fim do ano poderemos recuperar tudo que perdemos e começar a ter novos ganhos na geração de empregos - disse Lula.