Título: Lula reconhece falha
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 22/07/2009, O País, p. 10

"Ainda faltam muitas políticas públicas"

BRASÍLIA. O presidente Lula reconheceu ontem que ainda faltam políticas públicas para enfrentar a violência contra os jovens. Ao comentar a pesquisa, o presidente citou programas do governo federal que visam a atender os jovens e tirá-los da situação de risco, como o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o ProUni:

- Acho que ainda faltam muitas políticas públicas para que a gente comece a enfrentar o problema da violência. Mas há vários programas para se enfrentar o problema. O Ministério da Justiça lançou o Pronasci, que cuida da segurança como um todo, forma profissionais, mas, ao mesmo tempo, a gente tem uma preocupação com a juventude. No PAC, temos um investimento importante na urbanização de lugares degradados nas favelas, pesando também na juventude.

Segundo Lula, o ProUni (programa de bolsas em cursos superiores) atende 545 mil jovens e as vagas nas universidades públicas foram ampliadas de 113 mil para 227 mil neste ano. Ele citou também a implantação de escolas técnicas.

- Esse é o caminho que vamos fazer para tentar recuperar a juventude brasileira, dando esperança, com educação e possibilidade de trabalhar. Penso que uma outra parte é a gente gerar desenvolvimento econômico para gerar a possibilidade de esses jovens trabalharem - afirmou.