Título: MP requisita cópias de gravações
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 24/07/2009, O País, p. 8

BRASÍLIA. O Ministério Público Federal pediu à Justiça Federal de São Luís (MA) cópia de gravações e trechos dos inquéritos da Operação Boi Barrica em que aparece o nome do presidente do Senado, José Sarney (PMDBAP).

A partir daí, a procuradora da República Luciana Martins deverá decidir se transfere as investigações sobre os atos secretos do Senado para a Procuradoria Geral e para o Supremo Tribunal Federal.

Neste caso, Sarney passaria ao centro das investigações sobre nomeações, demissões e concessões de benefícios mantidos em segredo pelo ex-diretorgeral Agaciel Maia.

¿ Se tiver indícios do envolvimento de pessoas com foro privilegiado, o caso vai para a Procuradoria Geral. Mas esta é uma decisão do Ministério Público.

Não precisa nem mais passar pela Justiça ¿ afirmou uma auxiliar da procuradora.

A PF abriu inquérito sobre os atos secretos no dia 8 deste mês a pedido do MP. Logo depois, Sarney reforçou o pedido de investigação. A apuração estava restrita ao suposto envolvimento de Agaciel, do ex-diretor da Secretaria de Recursos Humanos João Carlos Zoghbi e outros funcionários do Senado.

O inquérito tinha como ponto de partida sindicância que, por limite de atribuição, não mencionou o envolvimento de parlamentares.

Com a descoberta de que Sarney atuou para garantir a nomeação do namorado da neta, as investigações terão uma reviravolta.

Ele entra no rol dos investigados, e o inquérito, que está na Justiça Federal, deve passar ao STF, caso o procurador-geral Roberto Gurgel concorde com os supostos vínculos entre Sarney e as irregularidades na produção de atos secretos.