Título: Para Lula, Ciro é grande oportunidade
Autor: Farah, Tatiana; Camaroti, Gerson
Fonte: O Globo, 24/07/2009, O País, p. 8

Presidente diz que PT tem que levar "muito a sério" possível apoio ao aliado

SÃO PAULO e BRASÍLIA. O presidente Lula deu um recado claro aos petistas de São Paulo, ontem: o partido pode ter de embarcar na candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) ao governo do estado. Em entrevista à Rádio Globo, Lula disse que o PT tem de ter maturidade para saber que fazer aliança não é só receber apoio, mas apoiar outros partidos. E afirmou que Ciro é uma ¿grande oportunidade¿.

Sobre seu futuro depois de 2010, o presidente foi evasivo.

Disse que pode ¿morrer ali na esquina¿ e que não poderia prever o que vai acontecer.

¿ Espero que o PT de São Paulo tenha a maturidade de compreender a importância das alianças políticas e a importância até, se for o caso, de apoiar um candidato que não seja do nosso partido, porque aliança política não é só a gente receber apoio, é a gente dar apoio também ¿ disse Lula.

Sobre Ciro, o presidente foi só elogios, mas destacou que não há uma articulação formal.

¿ Eu não sei se o Ciro Gomes quer ser candidato em São Paulo, não sei se ele é candidato em São Paulo, não sei se ele é filiado em São Paulo, mas, obviamente, o Ciro Gomes é sempre uma grande oportunidade. É um homem altamente preparado, é um companheiro da mais alta competência. Se ele quiser ser candidato em São Paulo e conversar com o PT, eu acho que é uma boa conversa e acho que o PT precisa levar muito a sério essa possibilidade.

Em seguida, Lula passou a bola para o aliado: ¿ Mas, primeiro, é preciso saber se o Ciro quer mesmo, né? Porque toda vez que a gente trabalha com política especulando, termina atrapalhando.

Se sair uma matéria em um jornal antes de a pessoa interessada saber, essa pessoa começa a ser contra porque ficou sabendo pelo jornal.

Lula lembrou que o PT tem, em média, 30% do eleitorado paulista. O PSDB, partido do governador José Serra, não perde eleições no estado desde 1994.

¿ O PT tem muito respeito pelo deputado Ciro Gomes e tem consciência de que o que está em jogo em 2010 não é apenas uma eleição, mas um projeto político ¿ disse o presidente do PT estadual, Edinho Silva. ¿ O partido vai escolher o caminho que for melhor.

¿Daqui a pouco o Arruda vai se candidatar em São Paulo¿ Ontem, em evento de assinatura de convênio entre o BNDES e a multinacional Alstom, Serra brincou com o aliado José Roberto Arruda (DEM), governador do Distrito Federal: ¿ Daqui a pouco o Arruda vai se candidatar em São Paulo.

¿ Eu não. Aqui já tem careca demais ¿ devolveu Arruda, a jornalistas, em referência à própria calvície, à de Serra e à do pré-candidato tucano ao governo paulista, Geraldo Alckmin.

Apesar do cancelamento da reunião com o PT paulista, Lula recebeu indicações dos líderes do partido de que tem sinal verde para negociar a candidatura Ciro. No jantar que aconteceria quarta-feira, Lula comunicaria que não abriria mão de Ciro.

Com o vazamento, cancelou o encontro. Diante da pressão, o PT já avalia reservadamente que Ciro pode ser uma solução. Mas, publicamente, deve apresentar alguma resistência para dar uma justificativa à militância.

¿ Temos que ter como prioridade a campanha da ministra Dilma Rousseff em 2010. Há o nome do deputado Ciro Gomes.

Essa candidatura é vista com bons olhos. Estamos abertos para discutir o que for melhor para o PT e para a base aliada ¿ afirmou o líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP).

A amigos Ciro insiste que sua intenção é disputar a Presidência.

Mas diz também que não descarta o governo paulista.

COLABOROU: Soraya Aggege