Título: Gripe: ministro critica rede de saúde do Rio
Autor: Passos, José Meirelles; Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 24/07/2009, Rio, p. 16

Estado e município inauguram serviço telefônico na segunda; total de casos no país subiu de 4 para 34 em 8 dias

ASSUNÇÃO (Paraguai), BRASÍLIA e RIO. Em oito dias, o número de mortos pela gripe suína no Brasil passou de quatro para 34 e o de infectados, de 1.175 para 1.566. Os dados foram divulgados ontem, em Brasília, pelo Ministério da Saúde. Os óbitos foram 16 no Rio Grande do Sul, 12 em São Paulo, cinco no Rio e um no Paraná. Na capital do Paraguai, o ministro José Gomes Temporão disse que, embora haja mais mortes, não há razão para alarme no Rio Grande do Sul e em São Paulo, e que a situação é mais preocupante no Rio, devido à infraestrutura da rede de saúde.

¿ No Rio, a situação é mais peculiar. Isso tem a ver com as características estruturais do sistema de saúde do estado. Infelizmente, não existe uma estrutura de atenção básica de qualidade. Isso começa a ser construído agora ¿ afirmou.

Ele previu que, apesar de todas as providências, a perspectiva é que o quadro continue complicado por algum tempo: ¿ Infelizmente vamos ter mais óbitos. Mas, de forma geral, estamos preparados para enfrentar o problema.

Segundo o ministro, a expectativa é que a indústria farmacêutica do Hemisfério Norte comece a produzir uma vacina contra a gripe suína em outubro ou novembro próximos. O Brasil já está em contato com os prováveis fornecedores.

Taxa de mortalidade é de 0,18 em cem mil habitantes Ao divulgar o mais recente balanço da doença no país, o ministério esclareceu que não está mais identificando cada caso de gripe suína. O levantamento é feito pelo acompanhamento das notificações de gripe em pacientes com síndrome respiratória aguda grave e que se enquadrem nos grupos de risco.

Segundo o relatório, de 25 de abril a 18 de julho foram notificados 8.328 casos suspeitos de algum tipo de gripe no país. Desse total, 18,8% foram confirmados como gripe suína e 6,34%, como gripe comum.

Dos casos confirmados de gripe comum, 17% dos pacientes apresentaram dificuldade respiratória moderada ou grave.

Entre aqueles com gripe suína, 14,2% manifestaram o problema.

As mulheres têm sido as mais afetadas (55,7%). A nova gripe também atinge em maior número pessoas entre 20 e 49 anos (60%). De acordo com a análise epidemiológica feita até 22 de julho pelo ministério, a taxa de mortalidade geral é de 0,18 por cem mil habitantes.

No Rio, as secretarias estadual e municipal de Saúde anunciaram ontem a criação de um Disque-Gripe, que começará a funcionar segunda-feira. A ideia é que as pessoas com sintomas da doença liguem para o serviço 0800, cujo número ainda não foi divulgado, antes de procurarem atendimento médico. Por telefone, os doentes que não tiverem sintomas graves serão orientados a permanecer em casa e serão monitorados diariamente.

Os que relatarem problemas que sugiram o agravamento da gripe, como falta de ar, ou pertencerem a grupos de risco (gestantes, idosos, crianças com menos de 2 anos e pessoas com doenças crônicas) serão orientados a procurar imediatamente um hospital ou Unidade de Pronto Atendimento. O mesmo serviço será oferecido pelo site www.riocontraagripe.rj.gov.br, que entrará no ar segunda.

Ambulância será acionada nos casos mais graves Como a central funcionará no local do atendimento do Samu, uma ambulância poderá ser deslocada para os casos mais graves. Segundo o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, a intenção do novo serviço não é simplesmente frear o acesso de doentes à rede de saúde, mas proteger os pacientes: ¿ O que estamos querendo é que as pessoas não procurem as unidades para não pegarem gripe ou para não a transmitirem, no caso das doentes. Ao mesmo tempo, queremos identificar quem está piorando. O paciente com falta de ar precisa ter atendimento garantido.

Segundo a secretaria, 120 pessoas estão sendo treinadas para prestar o atendimento por telefone das 6h às 23h, diariamente.

A capacidade deverá ser de cinco mil atendimentos diários.

Entre as ações anunciadas ontem pelo Gabinete Integrado de Emergência para a Influenza A, está ainda a implantação de 17 Centros de Referência para a Gripe.

O governador Sérgio Cabral ressaltou a importância de evitar o pânico e condenou o atendimento prestado à gestante de 29 anos que morreu de gripe suína após procurar atendimento em dois hospitais do estado: ¿ Aqueles que tratam a população de maneira desumana merecem ter um tratamento duro por parte do poder público.

A Defensoria Pública da União no Rio pretende mover ação civil pública, com pedido de indenização para as famílias que tiveram casos de gripe suína, contra os governos federal, estadual e municipal, alegando omissão na prevenção da doença.

COLABORARAM: Ediane Merola e Isabela Bastos

* Enviado especial