Título: Mantega deve anunciar Simão, do INSS, como secretário da Receita
Autor: Beck, Martha
Fonte: O Globo, 24/07/2009, Economia, p. 24

Na volta das férias, ministro da Fazenda anunciará substituto de Lina Vieira

BRASÍLIA. Ao retornar de suas férias na próxima semana, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, deverá anunciar o nome do novo secretário da Receita Federal.

Segundo técnicos do governo, o preferido por Mantega para substituir o interino Otacílio Cartaxo é o atual presidente do INSS, Valdir Simão. Os técnicos do Fisco já estão trabalhando a todo vapor para preparar documentos e relatórios que serão apresentados ao novo comandante da Receita.

Muito ligado ao secretárioexecutivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, Simão é considerado um técnico preparado para comandar o Fisco.

Seu nome já era um dos quatro que estava sobre a mesa de Mantega para substituir a secretária Lina Vieira, demitida do cargo na semana retrasada.

Ministro tem pressa por causa da CPI da Petrobras No entanto, a demissão de Lina ¿ antecipada pelo GLOBO no dia 11 de julho ¿ acabou sendo conturbada. Mantega demorou quatro dias para confirmar a saída da secretária.

Nesse período, os superintendentes das dez regiões fiscais ¿ sete deles nomeados por Lina ¿ saíram em apoio a ela e começaram a pressionar Mantega.

Para que não houvesse uma demissão em massa nas regiões fiscais, eles demandaram que o sucessor não viesse da antiga equipe da Receita, comandada por Jorge Rachid.

Os superintendentes também relutavam em aceitar ser comandados por alguém oriundo da Previdência Social, que seria o caso de Valdir Simão.

Embora as secretarias da Receita Federal e da Receita Previdenciária tenham sido unificadas em 2007, os técnicos das duas áreas não se entendem por questões corporativas.

Os funcionários da Receita Previdenciária que passaram a integrar o corpo técnico da Receita Federal do Brasil já pediram, por exemplo, para retornar ao INSS. Eles têm agora mais atribuições, mas ganham salários menores do que os auditores que vieram do Fisco.

Diante desse quadro, Mantega preferiu nomear Cartaxo ¿ que era secretário-adjunto de Lina ¿ interinamente até que os ânimos se acalmassem.

A pressa de Mantega em anunciar a troca definitiva no Fisco vem da preocupação da Fazenda com a retomada dos trabalhos do Congresso no início de agosto, quando a CPI da Petrobras deve trabalhar intensamente.

O ministro quer deixar a Receita preparada para atender a eventuais demandas dos parlamentares.

A Petrobras fez compensações bilionárias de tributos por meio de uma mudança em seu regime tributário, que o corpo técnico da Receita considera sem respaldo legal. A forma como a Receita tratou o caso Petrobras foi uma das motivações da saída de Lina.