Título: Confiança do consumidor volta a nível pré-crise
Autor: Ribeiro, Fabiana
Fonte: O Globo, 24/07/2009, Economia, p. 28

Melhora avaliação sobre cenário atual e estimativas para futuro

RIO e BRASÍLIA. A confiança do consumidor brasileiro medida pela Fundação Getulio Vargas (FGV) melhorou em julho e se reaproximou do nível anterior ao agravamento da crise global. O índice subiu 2,8% frente a junho e atingiu 111,4 pontos, ¿praticamente retornando ao patamar de setembro de 2008, considerandose dados com ajuste sazonal¿, informou ontem a FGV.

Tanto as avaliações sobre o presente quanto as previsões para os próximos meses melhoraram.

O índice da situação atual aumentou 2,8%, para 110,9 pontos. O índice de expectativas avançou 2,9%, para 111,8 pontos ¿ patamar mais alto desde maio de 2008.

A avaliação feita sobre a situação econômica local neste momento foi a mais favorável desde setembro. A proporção dos que a avaliam como boa foi de 11,5% e a dos que a julgam ruim ficou em 34,9%. Em setembro, os percentuais eram de 16,6% e 35,1%, respectivamente.

Sondagem da CNI mostra maior otimismo na indústria Também a indústria está mais otimista. Sondagem da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra uma percepção de que a produção industrial entre abril e junho caiu menos do que no primeiro trimestre do ano.

Numa escala de zero a 100 pontos, no qual 50 significa estabilidade, o índice de produção ficou em 48,1 pontos. No trimestre anterior, o resultado fora de 36,1 pontos. A maioria dos indicadores da sondagem voltou aos patamares de setembro de 2008. No caso do número de empregados, o indicador atingiu 45,1 pontos, contra 39,2 pontos no primeiro trimestre.

* Com agências internacionais