Título: Para Lula, Brasil vive fase extraordinária
Autor: Ribeiro, Fabiana
Fonte: O Globo, 24/07/2009, Economia, p. 28

Presidente destaca recuperação do emprego

SÃO PAULO. Em entrevista à Rádio Globo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil foi o país que ¿melhor soube enfrentar a crise¿ e que passa por uma ¿fase extraordinária¿. Ele responsabilizou os EUA por terem deixado o banco Lehman Brothers ir à falência, tirando o crédito do mercado global e criando um pânico internacional.

¿ Nós tivemos um forte desemprego nos meses de outubro, novembro e dezembro por causa das incertezas da economia mundial. Certamente, se os Estados Unidos tivessem evitado a queda do Lehman Brothers, nós não teríamos o pânico que tivemos e o crédito não teria desaparecido ¿ disse o presidente. ¿ Nós, hoje, recuperamos metade do emprego que perdemos no fim do ano passado e no mês de janeiro. A economia brasileira tem crescido, o povo tem consumido, o comércio tem vendido muito, e todos os sinais indicam que o Brasil está em uma fase extraordinária. Ou seja, a economia começa a crescer, nós vamos chegar ao fim do ano em uma situação melhor e vamos voltar a crescer normalmente a partir de 2010.

De acordo com Lula, a equipe econômica ainda estuda se manterá as reduções do IPI. Ele apontou a desoneração como indutora de aquecimento do mercado.