Título: O mais ausente em plenário
Autor: Camarotti, Gerson; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 28/07/2009, O País, p. 3

Sarney foi quem mais faltou às sessões no primeiro semestre

Alvo de sucessivas denúncias, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foi o senador que mais faltou a sessões no primeiro semestre. De acordo com levantamento do site Congresso em Foco, Sarney deixou de comparecer a 17 das 60 sessões deliberativas, ordinárias ou extraordinárias. Já o senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), segundo a reportagem, foi o mais assíduo. De acordo com o site, o aliado de Sarney participou de todas as sessões até agora.

Entre os mais faltosos, Wellington Salgado (PMDB-MG), integrante da tropa de choque de Sarney, aparece na segunda posição: 12 ausências, sem pedido de licença. Em seguida, vem o líder do DEM, José Agripino Maia (RN), com nove faltas sem justificativa.

Os 81 senadores contabilizaram 185 ausências sem justificativa, o equivalente a 4,5% do total de presenças registradas em plenário. O site mostra que as faltas caíram em relação a 2007, ano do primeiro levantamento, quando o percentual era de 16%.

Segundo assessores, a ausência de Sarney está relacionada a muitos compromissos fora do Congresso. Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), ele costuma participar do tradicional chá das quintas-feiras. A assessoria nega, porém, que as faltas tenham ligação com a crise institucional.

Ao site, Agripino mostrou surpresa e disse ser um dos mais assíduos em plenário. E atribuiu o resultado a uma possível negligência de servidores na hora de registrar as presenças. Salgado não respondeu ao site.