Título: Gilmar pede investigação sobre esquema na Câmara
Autor: Martin, Isabela
Fonte: O Globo, 28/07/2009, O País, p. 5

BRASÍLIA. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, cobrou uma investigação mais detalhada sobre o esquema que desviou passagens aéreas da cota de parlamentares para a venda comercial. Vítima do esquema, Gilmar disse que recebeu um relatório parcial da Câmara com informações sobre as irregularidades. Gilmar e o ministro Eros Grau teriam comprado, sem saber, passagens da cota da Câmara. O relatório afirma que não havia deputados envolvidos no desvio, apenas servidores.

- O relatório informa que (o desvio de passagens) teria partido de servidores e que era uma prática mais ou menos consolidada e contínua. Há necessidade de esclarecimentos - disse Gilmar.

O relatório foi elaborado pela Comissão de Sindicância que apurou o esquema e foi entregue ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), quinta-feira passada. Temer proibiu a divulgação do documento e determinou a abertura de processo administrativo disciplinar contra secretários e ex-parlamentares envolvidos. Temer enviou cópia do relatório para a Corregedoria da Câmara, para apurar se deputados também participavam do esquema.

A comissão recomendou a abertura de processo administrativo disciplinar contra 44 funcionários e ex-funcionários de deputados. A investigação foi aberta a pedido de Gilmar.