Título: Vírus H1N1 já é predominante em 60% dos exames
Autor:
Fonte: O Globo, 31/07/2009, Rio, p. 16

Fiocruz produz o primeiro lote de antiviral para o tratamento da gripe

Natanael Damasceno

O Ministério da Saúde informou que o vírus H1N1 foi detectado em 60% dos exames de diagnóstico para vírus respiratório feitos desde abril nos três laboratórios de referência do Brasil ¿ Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ), Instituto Evandro Chagas (IEC/PA) e Instituto Adolf Lutz (SP). Dados analisados até a semana passada pelo ministério indicam semelhança entre a gravidade dos casos de influenza A e de gripe comum ou sazonal no Brasil. Dos 1.566 casos confirmados para a nova influenza A no país entre 25 de abril e 18 de julho deste ano, 14,2% apresentaram dificuldade respiratória moderada ou grave, além de febre e tosse ¿ sintomas compatíveis com a definição de síndrome respiratória aguda grave. No mesmo período, das 528 pessoas com diagnóstico da gripe sazonal, 17% evoluíram para esse mesmo quadro.

O menino Ricardo Moraes Estevão Júnior, de 11 anos, pode ter sido a primeira vítima da doença a morrer em Petrópolis, na Região Serrana. Depois de uma semana internado no Hospital Alcides Carneiro, em Correas, o menino morreu na tarde de quarta-feira. O caso dele foi o primeiro no qual a Secretaria de Saúde do município admitiu a possibilidade de a morte ter ocorrido por infecção do vírus H1N1. A prefeitura de Petrópolis informou que a procura por atendimento nos hospitais públicos aumentou muito nos últimos dias e que o número de casos suspeitos na cidade subiu de nove para 11.

Ontem, o primeiro lote do antiviral para o tratamento da gripe Influenza A produzido no Laboratório Farmanguinhos, na Fiocruz, o fosfato de osetalmivir, começou a ser distribuído aos estados.

O medicamento tem o mesmo princípio ativo e eficácia de ação do Tamiflu, utilizado mundialmente no tratamento da gripe A. Serão 2,1 milhões de cápsulas, que correspondem a 210 mil tratamentos, e que se somarão aos 50 mil tratamentos de Tamiflu já recebidos pelo ministério. No Rio, o Corpo de Bombeiros distribuirá genérico do Tamiflu em 15 polos na capital e em 42 unidades no interior no estado.