Título: Trem-bala poderá ser moeda de troca
Autor:
Fonte: O Globo, 31/07/2009, Economia, p. 33

Governo aproveitaria interesse de estrangeiros para abrir mercados ao Brasil

O ESPANHOL Miguel Moratinos (à esquerda) ouviu de Amorim queixa sobre dificuldades de empresas brasileiras

Carolina Brígido e Eliane Oliveira

BRASÍLIA. Com custo estimado em R$34 bilhões e alvo da cobiça de investidores franceses, japoneses, coreanos, espanhóis e italianos, o trem de alta velocidade que ligará o Rio a São Paulo e Campinas ¿ o trem-bala ¿ poderá ser usado como instrumento para que o Brasil tenha seus interesses no mercado externo atendidos. Foi o que indicou ontem o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ao receber o chanceler da Espanha, Miguel Ángel Moratinos. Quando o colega espanhol falou sobre o interesse das empresas de seu país em investir no projeto, Amorim foi direto:

¿ As nossas empresas de construção têm dificuldades de penetração no mercado espanhol, ao contrário do que acontece com as empresas espanholas no Brasil. Esperamos que as empresas brasileiras possam ter mais acesso ao setor de construção na Espanha ¿ afirmou.

Amorim lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já reclamou do tratamento dispensado às empresas brasileiras. A queixa foi levada por Lula diretamente ao rei da Espanha, Juan Carlos.

Edital da obra deverá sair em setembro

Moratinos chegou na última quarta-feira ao Brasil acompanhado de mais de 20 empresários, alguns deles especializados na construção de trens de alta velocidade. Fez uma longa exposição sobre as vantagens de se contratarem empresas espanholas para a construção do trem-bala, durante jantar com o assessor para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, e representantes do BNDES e do Ministério do Planejamento.

¿ Sabemos que a concorrência será acirrada, mas existe vontade política e financeira de participarmos ¿ afirmou o chanceler espanhol.

Moratinos disse que, em 2012, a Espanha será o país com maior índice de trens de alta velocidade por habitante do mundo. Lembrou ainda que seu país é o segundo maior investidor no Brasil, perdendo apenas para os EUA, com estoque de US$30 bilhões em investimentos.

¿ Nosso sistema tem êxito absoluto ¿ disse ele.

O edital de licitação para a construção do trem-bala brasileiro deve ser publicado até meados de setembro deste ano. Com o novo meio de transporte, que tem como foco a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, o tempo de viagem entre as capitais do Rio e São Paulo será de 93 minutos.

O governo vai receber propostas até o fim do ano e a escolha do consórcio vencedor está prevista para julho de 2010. A expectativa é que as obras comecem no segundo semestre do ano que vem.