Título: Entidades condenam censura da Justiça a jornal
Autor:
Fonte: O Globo, 02/08/2009, O país, p. 5

Para ANJ, ABI e Fenaj, liminar que proíbe O Estado de S. Paulo de publicar notícia sobre filho de Sarney é inconstitucional

RIO e BRASÍLIA. A Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) classificaram de censura prévia e agressão à liberdade de imprensa a liminar concedida anteontem pelo desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, proibindo o jornal ¿O Estado de S. Paulo¿ de noticiar informações sobre a Operação Boi Barrica da Polícia Federal.

As investigações atingem o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

¿ A ANJ lamenta e condena a decisão por entender que é inconstitucional e fere o princípio da liberdade de expressão que está na Constituição ¿ disse Ricardo Pedreira, diretorexecutivo da entidade.

Em nota, a ANJ lembrou que a família Sarney é proprietária de empresa jornalística, o grupo Mirante: ¿É inaceitável que pessoas ligadas à atividade jornalística recorram a um expediente inconstitucional¿. Segundo a entidade, a divulgação dos diálogos ¿se reveste de inegável interesse público¿. Para Sérgio Murilo, presidente da Fenaj, essa liminar e outras decisões judiciais parecidas representam um atentado à liberdade de imprensa: ¿ É um ato de censura prévia inaceitável. A grande preocupação é que têm sido recorrentes essas decisões. Há um prejuízo grande para a imprensa e para os jornalistas, mas o maior dano é para o cidadão, que perde o direito de ser informado.

O presidente da ABI, Maurício Azedo, classificou como antiética a decisão do desembargador.

Para ele, Vieira deveria declararse impedido, por ter convívio social com a família Sarney. Fotografia mostra o magistrado e sua mulher ao lado de Sarney, Renan Calheiros e do ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia, no casamento da filha deste último.

¿ Além de antiética, a decisão é uma agressão violenta ao texto constitucional que veta a censura de caráter político, ideológico e artístico ¿ disse o presidente da ABI.