Título: Renan nega renúncia do presidente do Senado e diz que ele vai enfrentar a crise
Autor: Lima, Maria; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 30/07/2009, O País, p. 8

Sarney é cascudo, está vacinado para não ter medo", afirma Salgado

BRASÍLIA e SÃO PAULO. Em meio à guerra de ações, o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), voltou a negar, com veemência, a possibilidade de José Sarney renunciar ao cargo de presidente do Senado ou tirar uma licença. Segundo ele, a estratégia do PMDB e de Sarney é enfrentar a crise.

A possibilidade de renúncia chegou a ser levantada por setores do PT e do governo como solução. Mas o próprio presidente Lula tem dito que a saída de Sarney seria um problema ainda maior para o Planalto, pois não há candidatura natural de consenso nem mesmo na bancada do PMDB. Outro portavoz do grupo avisa: tem conversado com Sarney, e ele está disposto a enfrentar as denúncias: ¿ O Sarney não é um garoto, não é um suplente como eu, que tem só quatro anos na política.

Já enfrentou a ditadura para fazer a abertura política. Ele é cascudo, está vacinado para não ter medo. Está tristinho por causa do problema da esposa, mas acha que vai ficar tremendo de medo por causa dessas representações? ¿ disse Wellington Salgado (PMDB-MG).

Aécio visita Sarney e dona Marly no hospital O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), driblou a crise entre seu partido e o PMDB para visitar dona Marly Sarney e o marido, ontem, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ela se recupera de uma cirurgia no ombro.

¿ Vim fazer uma visita pessoal.

Vim visitar o vice-presidente José Alencar, aproveitei e visitei dona Marly, inclusive em nome de minha família. Ela foi muito próxima a dona Risoleta, minha avó (mulher de Tancredo Neves). Levei meu abraço ao presidente Sarney. O problema do Senado tem de ser resolvido pelo Senado.

Aécio evitou comentar as representações propostas pelos tucanos contra Sarney: ¿ O Senado precisa de maior transparência, de uma reforma gerencial muito profunda, o que não ocorreu ao longo de todas as últimas décadas. Essa é a decisão (as representações) que o partido está tomando no âmbito do Senado, e espero que ele encontre o melhor caminho.

Segundo Aécio, dona Marly passa bem.

¿ O presidente Sarney está ali, firme a seu lado.