Título: Sarney tenta se desvincular de censura, mas apoia filho
Autor: Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 04/08/2009, O País, p. 8

Senador diz não ter sido consultado sobre ação contra jornal e que iniciativa foi de Fernando

BRASÍLIA. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), divulgou nota ontem em que tenta se desvincular da censura ao jornal ¿O Estado de S.

Paulo¿, proibido de citar as investigações contra seu filho Fernando. O senador disse não ter sido consultado sobre o episódio, mas manifestou apoio ao filho e afirmou que ele exerceu seu direito de cidadão ao recorrer à Justiça.

¿Não fui consultado sobre essa iniciativa, de exclusiva responsabilidade dele e de seus advogados, e por isso é uma distorção de má-fé querer me responsabilizar pelo fato¿, escreveu Sarney, dizendo que o filho é vítima de ¿cruel e violenta campanha infamante¿ do jornal.

Sarney voltou a apelar à própria biografia para tentar se eximir de responsabilidade pelo episódio, que foi classificado por diversas entidades como atentado à liberdade de imprensa. ¿Todo o Brasil é testemunha de minha tolerância e minha posição a respeito da liberdade de imprensa, nunca tendo processado jornalista algum¿, disse o senador, que se recusou a dar entrevistas sobre o assunto.

Também em nota, Fernando Sarney acusou a imprensa de agir ilicitamente ao divulgar trechos do inquérito, que corre em segredo de Justiça, e de distorcer os fatos ao acusá-lo de censurar o jornal: ¿Jamais promoveria ou apoiaria qualquer iniciativa que pudesse ser interpretada como censura¿, escreveu.

¿Ao recorrer à Justiça contra o que considero uma injustiça e uma violência contra mim e a minha família, apenas defendi direitos que me são assegurados pela Constituição¿.

O advogado do ¿Estadão¿, Manuel Alceu Affonso Ferreira, disse que recorrerá da decisão amanhã ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

¿ O direito à privacidade não pode prevalecer sobre a liberdade de imprensa. O que se divulgou diz respeito ao interesse público ¿ disse.