Título: Dentro da Câmara, um tiro acidental
Autor: Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 04/08/2009, O País, p. 8
Bala atingiu pernas de soldado da PM, que passa bem BRASÍLIA. Um policial militar de Goiás foi ferido ontem, quando deixava a Câmara dos Deputados, pelo disparo acidental da arma de uma colega da corporação.
Os dois haviam participado de sessão solene no plenário da Casa, em homenagem aos 151 anos da PM-GO. Ferido nas pernas pela arma da soldado Roneilde Pereira Lenes, o soldado José Irlam Gomes da Costa foi encaminhado ao Hospital de Base de Brasília, recebeu alta e voltou para Goiás. O incidente será investigado pela 5aDelegacia do Distrito Federal.
Segundo a Câmara, cerca de 200 PMs de Goiás participaram de sessão solene convocada pela deputada Raquel Teixeira (PSDBGO).
Como parte dos policiais portava arma, e normas da Câmara proíbem a entrada delas, os PMs deixaram suas pistolas no escritório da Polícia Legislativa. As armas foram guardadas descarregadas.
Quando a sessão terminou, os policiais foram ao escritório buscar suas armas. Segundo a Câmara, todos foram orientados pelos seguranças da Casa a recarregar as armas dentro da caixa de areia que há no local ou fora da Casa. Como eram muitos, alguns decidiram recolocar os pentes quando se deslocavam para os ônibus que os levaram a Brasília. Os seguranças chegaram a acompanhar os PMs até a saída da Câmara. O disparo ocorreu a alguns metros da saída da Câmara.
Segundo informações da Casa, o tiro partiu de uma pistola PT 40. Acertou primeiro o chão, ricocheteou e atingiu as pernas do soldado Irlam, provocando um sangramento intenso.
A Polícia Legislativa fez um boletim de ocorrência e classificou o incidente como disparo acidental. E também houve registro na 5ª DP, que abrirá inquérito para apurar o que ocorreu.
Deve ser aberto também inquérito na PM de Goiás. A delegacia de Brasília deverá chamar a PM para depor. A arma do acidente foi apreendida e está na delegacia.