Título: Lula: União ganha com contratações
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 05/08/2009, O País, p. 10

Presidente diz que há "incompreensão" entre os que criticam gastos com pessoal

Chico de Gois

BRASÍLIA. Durante cerimônia de criação de 230 varas da Justiça Federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou ontem a defender os gastos do Estado na contratação de pessoal e na expansão de serviços. Para o presidente, a União ganha, em vez de perder, com esse tipo de gasto. Lula apontou uma ¿incompreensão¿ por parte de ¿alguns pares de pessoas¿ que criticam qualquer ação que signifique gasto, sem notar os supostos benefícios que as medidas causariam.

¿ Cada vez que a gente tem que dar um aumento, que a gente tem que montar uma nova sede para a Justiça, cada vez que a gente tem que criar uma nova vara ou contrata mais gente, há sempre alguns pares de pessoas que fazem duras críticas de que o Estado está inchando, que é preciso que tenha um choque de gestão no país, e vai por aí afora. O que as pessoas não se dão conta é que, se tudo funcionar corretamente como um relógio, se tudo estiver certinho, o custo do país será infinitamente menor ¿ declarou.

Como exemplo do que considera benefício para o Estado, Lula citou a contratação de pessoal para a Advocacia Geral da União (AGU): ¿ Se a Advocacia Geral da União tem estrutura para funcionar, o lucro que ela dá para o Estado, não perdendo processo, é uma coisa extraordinária. Entretanto, isso não é medido. A única coisa que é medida é quando vocês pedem para contratar meia dúzia de advogados para trabalhar na Advocacia Geral da União. E assim vai para outras atividades no governo.

Para Lula, alguns setores da sociedade não compreendem quando o governo decide expandir algum serviço público, como é o caso da criação de mais varas federais.

¿ Sempre há uma confusão no Brasil, ou uma incompreensão, quando a gente quer tomar uma atitude como essa. A verdade, nua e crua, é que, se este país quiser funcionar corretamente, temos de fazer muito mais varas, temos de contratar muito mais juiz, muito mais advogado da União, temos de contratar muito mais gente para o Ibama, muito mais gente para fiscalização do Ministério do Trabalho. Porque, quando a máquina estiver funcionando 100%, tudo ficará mais barato, mais rápido e menos gente reclamará