Título: Ingerência de Lupi implode o conselho do FAT
Autor: Doca,Geralda
Fonte: O Globo, 29/07/2009, Economia, p. 21

Entidades patronais abandonam o órgão que administra recursos do trabalhador, rompendo tradição de 19 anos

Geralda Doca

BRASÍLIA. As principais confederações patronais com assento no Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) renunciaram ontem à condição de membros do órgão, rompendo uma tradição de 19 anos. São elas as confederações nacionais da Indústria (CNI), da Agricultura (CNA), do Comércio (CNC) e do Sistema Financeiro (Consif). A decisão foi em represália à manutenção da candidatura à presidência do Codefat do representante da Confederação Nacional de Serviços (CNS), articulada pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi. A CNS é a entidade patronal mais nova, fruto de uma cisão da CNC.

Com a saída das entidades de peso do Codefat, foi eleito ontem para a presidência do órgão, por 12 votos a favor e duas abstenções (dos Ministérios da Agricultura e da Previdência), o indicado da CNS, Luigi Nese. Ele exercerá a presidência do conselho por dois anos.

¿ Houve forte interferência do ministro. Ele ligou para todo mundo (para articular a candidatura) ¿ disse o representante da CNI, Lourival Dantas.

¿ O Codefat ficou manco, sem a participação representativa dos empresários. Lupi criou uma crise com o sindicalismo empresarial e comprou uma briga com a bancada ruralista, o que deverá trazer desdobramentos políticos ¿ afirmou um outro integrante do Codefat, que preferiu não se identificar.

Ministro interferiu em sistema de rodízio O regimento do FAT prevê um sistema de rodízio na presidência do Codefat entre as categorias representadas no órgão.

Tradicionalmente, o nome proposto é escolhido por consenso entre os membros daquela categoria.

Essa seria a vez da CNA ¿ entidade hoje dirigida pela senadora de oposição Kátia Abreu (DEM-TO), integrante da bancada ruralista. Isso desagradou Lupi, que começou então a articular um contra-ataque com as centrais sindicais e outros órgãos de governo.

O indicado da CNA era o professor da Unicamp Fernando Antônio Rodriguez, que substituiria o atual presidente do Codefat, da cota dos trabalhadores, Luiz Fernando Emediato.

Com a retirada da candidatura de Rodriguez pelas quatro maiores confederações, a eleição se deu com candidato único.

A reunião do Codefat para a escolha do novo presidente começou às 10h da manhã. A expectativa das principais confederações patronais era conseguir apoio dos representantes do governo durante a reunião ou a retirada da candidatura da CNS. O regimento do FAT prevê votação, na falta de consenso.

No entanto, com a defesa de Luigi pelo representante do Ministério do Trabalho e do BNDES, as maiores confederações entenderam que perderiam no voto. Então, decidiram retirar a sua candidatura e abandonar reunião, depois de amplo bate-boca. Logo depois, divulgaram uma nota criticando a interferência de Lupi no processo e afirmando não reconhecer a legitimidade na escolha da CNS por parte do Ministério do Trabalho.

¿A bancada dos empregadores representada no Codefat manifesta total discordância em relação ao encaminhamento dado pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, ao processo eletivo para a sucessão na presidência do órgão. Desrespeitouse o princípio ético da imparcialidade e da não interferência no rodízio entre as bancadas¿, disse o texto.

¿Mais que desrespeitosa e desleal, a ação do ministro foi um insulto ao sindicalismo brasileiro.

O ministro reencarnou o peleguismo e sua forma de condução certamente encurtará a distância que separa o Fundo de Amparo ao Trabalhador do fracasso econômico¿, afirmou a senadora Kátia Abreu em nota divulgada pela CNA.

Lupi disse desconhecer o acordo feito entre a bancada dos empregadores e negou ter atuado a favor do candidato da CNS.

¿ Não trabalhei para ninguém.

Desafio quem está acusando a mostrar algum tipo de pressão da minha parte ¿ afirmou o ministro, acrescentando que a escolha do presidente não interfere na gestão do Fundo, cujos membros têm metas e são fiscalizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

CNS, do novo presidente do Codefat, homenageou Lupi No segundo semestre do ano passado, Lupi chegou a enviar ao Palácio do Planalto uma proposta para acabar com o sistema de rodízio na presidência do Codefat. Ele queria que o cargo fosse exercido com exclusividade pelo ministro do Trabalho, mas a sugestão foi vetada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A CNS obteve o registro de confederação em dezembro de 2008. Em março deste ano, a entidade realizou uma festa para 200 convidados no Casarão Dona Veridiana, atual sede do Iate Club de Santos, para homenagear o ministro com o título de Patrono da CNS.

O novo presidente do Codefat evitou comentar a atuação do ministro em prol da sua candidatura. Segundo ele, a saída das principais confederações não vai prejudicar a gestão dos recursos do FAT. Luigi Nese propõe a desoneração da folha como uma forma de gerar empregos e melhorar as contas do Fundo, que caminha para um déficit de R$ 11 bilhões no biênio 2009/2010.