Título: Saía fogo dos olhos do Collor
Autor: Lima, Maria; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 05/08/2009, O País, p. 4

Simon disse ter lembrado do pai do senador, que matou colega

BRASÍLIA. Um dia após enfrentar a dupla Renan Calheiros (PMDB-AL) e Fernando Collor (PTB-AL), o senador Pedro Simon (PMDB-RS) contou ontem que teve medo do olhar transtornado do ex-presidente da República, que, durante as quase duas horas de embate, ficou logo abaixo da tribuna olhando em sua direção.

Simon disse que em vários momentos lhe passou pela memória a cena da tragédia que abalou Brasília na década de 60, quando o pai de Collor, o então senador Arnon de Mello, assassinou, com um tiro no peito, o senador acreano José Kairala, em plena tribuna.

Segundo registros da época, Arnon disparou três tiros contra seu inimigo político, Silvestre Péricles, a 5 metros de distância. Errou todos, mas atingiu José Kairala, suplente que estava no último dia de mandato. Apesar do flagrante, a imunidade livrou o senador de punição.

¿ É incrível! Me veio a imagem do pai do Collor. O pai dele errou o tiro. Mas ele estava ali (anteontem) bem perto, em linha reta, logo abaixo de mim! Foi assustador, saía fogo dos olhos do senador Fernando Collor. E eu não falei nada demais dele; quando vi, ele entrou correndo, completamente transtornado! No bate-boca da véspera, Renan insinuou que Simon teria algo a explicar sobre suas ligações com a empresa Porto Sol, ONG de microcrédito criada nos moldes daquela idealizada pelo vencedor do Prêmio Nobel de Economia, o indiano Amartya Sen ¿ a instituição empresta pequenas quantias a pessoas pobres, mas com o compromisso de que o dinheiro será reposto para ser novamente reemprestado.

Segundo Simon, a prefeitura de Porto Alegre e o governo do Rio Grande do Sul indicam representantes para essa ONG. Em 2003, quando seu filho Tiago era diretor do departamento de desenvolvimento empresarial do governo estadual, ele foi indicado como representante do governo na Porto Sol, sem remuneração.

¿ O Renan tem que explicar o que ele quis dizer com aquela insinuação ¿ disse.

¿ Perguntei para ele se conhecia a Porto Sol e ele não respondeu. Não se pode perder a oportunidade de investigar, porque a Porto Sol tem contratos com o governo ¿ disse Renan