Título: Bate-boca mostrou baixíssimo nível
Autor: Lima, Maria; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 05/08/2009, O País, p. 4

Para cientista político, Senado ignora sociedade e vive mundo "autônomo"

Adauri Antunes Barbosa

SÃO PAULO. O bate-boca na sessão de reabertura dos trabalhos legislativos do Senado, anteontem, mostrou o ¿baixíssimo nível¿ da Casa, diferentemente do que deveria ser seu papel, de ¿casa do bom senso¿, na opinião do cientista político Rubens Figueiredo: ¿ Os senadores ficaram presos a seus grupos, lançando argumentos de cunho pessoal para desautorizar os integrantes do grupo oposto. Realmente foi uma demonstração de baixíssimo nível do Senado.

Para ele, a situação do Senado não vem de hoje, já que é uma instituição com orçamento gigantesco e que dá muito espaço para que senadores vivam num mundo ¿autônomo¿: ¿ O Senado vive como se não fosse vinculado à sociedade.

É como se fosse um Senado suspenso no ar. E essa desvinculação da sociedade faz com que os senadores acreditem que o Senado tem regras próprias.

Mas, numa sociedade democrática, a opinião pública não aceita isso, os outros poderes não aceitam, a imprensa não aceita.

Mesmo com as severas críticas, Rubens Figueiredo acredita que a atual crise vai trazer melhorias para o Senado: ¿ Não vai ter mais figuras como Agaciel Maia, atos secretos, contas secretas. Agora, milagre não existe.

Ele não acredita em reação da sociedade: ¿ Quem tem capacidade de mobilização são as forças que estão no poder.