Título: Investigado por grilagem, Gim Argello é vice do Conselho de Ética
Autor: Lima, Maria; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 05/08/2009, O País, p. 4

Na tropa de choque para defender Sarney, senador é alvo da Justiça no DF

Maria Lima, Cristiane Jungblut e Gerson Camarotti

BRASÍLIA. Além de escolher Paulo Duque (PMDB-RJ) como presidente do Conselho de Ética, a tropa de choque encarregada de defender o presidente do Senado, José Sarney (PMDBAP), reforçou sua atuação com a escolha do líder do PTB, Gim Argello (DF), como o vice-presidente do colegiado. Gim é alvo de investigação na Justiça por grilagem de terrenos milionários na capital. A escolha foi antecipada ontem pelo próprio Duque, que comanda a primeira reunião do Conselho hoje, quando já deverá decidir pelo arquivamento de alguma das ações contra Sarney.

Duque disse que quer ser rápido em suas decisões e que está preparado para tudo, inclusive para o desgaste de arquivar representações. Foi o próprio Duque que anunciou, com euforia, a escolha de Gim: ¿ O meu vice será o Gim Argello! Já está combinado.

Aliados de Sarney defendem arquivamento de ações Alguns aliados de Sarney já defendem que Duque arquive todas as representações. Mas outros pregam que seja escolhida alguma de menor gravidade para tramitar, mas com a segurança de que os governistas têm maioria no Conselho. Uma alternativa será apresentar ¿decisões parceladas¿, começando pela representação do PSOL, a mais antiga, sobre atos secretos.

¿ Estou preparado para tudo.

Quem já fez mais de 100 sessões de tribunal de júri tem que estar preparado para tudo. Minha intenção é dar os despachos o mais rapidamente possível. O prazo termina na sexta-feira para as representações apresentadas no recesso. Não vou pedir mais tempo ¿ disse Duque.

Gilvam Borges (PMDB-AP), outro aliado de Sarney, disse: ¿ Não sei se ele vai arquivar todas de uma vez. Acho que ele vai arquivar parcelado.

Mas a oposição, além de setores de PT, PDT e PSB, não aceita o simples arquivamento. O DEM decidiu que os três votos do partido no Conselho terão a mesma posição e que, se necessário, votarão pelo afastamento de Sarney.

Para garantir essa unidade, Heráclito Fortes (PI), 1osecretário da Mesa, será substituído por Antonio Carlos Magalhães Júnior (BA) no Conselho.

A oposição, com três votos do DEM, dois do PSDB, um do PDT, só precisaria de mais dois para ter os oito necessários à abertura de processo. O PT escalou três senadores afinados com o Planalto: João Pedro (PTPA), Delcídio Amaral (PT-MS) e Ideli Salvati (PT-SC).