Título: Um empurrão para o agronegócio
Autor: Oliveira, Eliane; Beck, Martha
Fonte: O Globo, 20/07/2009, Economia, p. 15

BRASÍLIA. As tradings são essenciais para as exportações do agronegócio. Essas empresas são responsáveis pela intermediação de 90% das vendas de grãos a outros países. Segundo a assessora técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rosemeire Santos, elas ajudam não apenas na questão logística para as exportações de pequenos produtores rurais, mas também no financiamento dessas vendas. Isto porque os produtores recorrem a essas empresas para antecipar recursos de vendas que estão programadas.

- Um pequeno produtor não tem grãos suficientes para encher um navio para exportar. Ele acaba recorrendo a uma trading, que reúne as cargas de diversos produtores - disse Rosemeire.

As tradings também ajudam a solucionar problemas. A China, por exemplo, vem cancelando contratos de importação de soja brasileira pela perspectiva de aumento de preços no futuro. Com isso, os navios que chegam lá estão sendo mandados de volta ao país. Quando isso ocorre, a trading fica responsável pela logística.

A assessora da CNA observa que cerca de 8% da produção exportável do estado do Mato Grosso para a safra 2009/2010, por exemplo, já tiveram seus recursos antecipados via tradings. Ela lembra que o número é tímido, comparado ao que ocorria antes da crise financeira mundial. Anteriormente, esse percentual já estaria em 20% nesta época do ano.

- Mas a crise secou os recursos do mercado internacional e dificultou a antecipação de recursos para os produtores. A situação só está se normalizando agora - explicou. (Martha Beck e Eliane Oliveira).