Título: Governo reinicia amanhã busca a restos de guerrilheiros no Araguaia
Autor: Franco,
Fonte: O Globo, 20/07/2009, O País, p. 5

Trecho visitado incluirá Serra das Andorinhas, a de acesso mais difícil

Bernardo Mello Franco

BRASÍLIA. Após um descanso de cinco dias, o grupo criado para buscar ossadas de desaparecidos políticos da Guerrilha do Araguaia (1972-1975) volta a percorrer o cenário dos combates a partir de amanhã, dia 21. Estão previstas visitas a novos pontos entre São Geraldo do Araguaia (PA) e Xambioá (TO).

Os municípios são separados pelo Rio Araguaia, que batizou o conflito mais sangrento da ditadura militar. A guerrilha deixou mais de 80 mortos, sendo 69 militantes do PCdoB. O roteiro inclui visita à Serra das Andorinhas, considerada a área de acesso mais difícil. Segundo militares, apenas alguns representantes do grupo serão levados a sobrevoar a área de helicóptero.

A serra teria sido usada para ocultar cadáveres na chamada Operação Limpeza, em 1975, quando militares exumaram corpos enterrados clandestinamente na região. Segundo relatos, eles teriam incinerado restos mortais de guerrilheiros nos topos das montanhas. Reservadamente, um coronel do Exército disse ver poucas chances de achar ossadas no local.

- Não existe um ponto certo para as buscas. É como se nós tivéssemos a informação de que, há 35 anos, despejaram alguns corpos de helicóptero na Serra de Friburgo. Fica difícil encontrar alguma coisa - comparou.

Também estão previstas escavações em locais já visitados por expedições, como o Cemitério de Xambioá. Em 1996 foi encontrada lá a ossada de Bergson Gurjão Farias, identificada no último dia 7.