Título: Sarney tentará evitar ação no Conselho
Autor: Garrone, Raimundo
Fonte: O Globo, 20/07/2009, O País, p. 4

A aliados, senador admite que foi um erro disputar presidência da Casa

Gerson Camarotti

BRASÍLIA. Depois de cinco meses de crise institucional, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), voltou a admitir arrependimento, em conversas reservadas, de ter disputado o comando da Casa no início do ano. Ele passou a reconhecer que a decisão foi um erro político. Mas acrescenta que, agora, está obrigado a enfrentar no cargo esse processo político.

Nesses últimos dias, Sarney tem avaliado que qualquer tipo de recuo neste momento terá um forte efeito negativo em relação a ele e sua família. Por isso, a determinação do seu grupo político é de impedir, a qualquer custo, a abertura de processo de cassação contra ele no Conselho de Ética.

Se isso acontecer, Sarney será obrigado a se afastar do cargo de presidente do Senado. Há uma determinação regimental, aprovada no ano passado, que prevê o afastamento de integrantes da Mesa Diretora que estão sob investigação do órgão. Sarney reconhece que um afastamento poderia colocar em risco a sua própria sobrevivência na Casa.

No fim de semana, o presidente do Senado colocou em prática a estratégia de sair do foco da crise e viajou para o Maranhão. Ficará o recesso parlamentar em sua casa na Ilha de Curupu para evitar alimentar o noticiário contra ele. Segundo amigos, Sarney está extremamente abatido, principalmente em relação às denúncias envolvendo os integrantes da sua família. Ele considerou um duro golpe o indiciamento pela Polícia Federal do seu filho, o empresário Fernando Sarney.

Um dos principais motivos que levou Sarney a disputar o comando do Senado, em fevereiro, foi o fato de tentar neutralizar as investigações da PF contra seu filho. Segundo aliados, ele também avaliava que, no cargo, teria capital político para influir no retorno de sua filha, a governadora Roseana Sarney (PMDB-MA), ao Palácio dos Leões. Em abril, uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do ex-governador Jackson Lago (PDT-MA), o que permitiu Roseana assumir o governo estadual.

No Palácio do Planalto, a avaliação é semelhante. O próprio presidente Lula tem dito que Sarney cometeu um grande equívoco ao voltar a ocupar o comando do Senado.