Título: Cinco agiam em esquema de passagens
Autor:
Fonte: O Globo, 25/07/2009, O País, p. 10

Funcionários da Câmara envolvidos podem ser demitidos

BRASÍLIA. A sindicância que investigou a existência de um mercado paralelo de venda de passagens áreas da cota a que os parlamentares têm direito chegou a cinco operadores do esquema, entre funcionários de gabinetes e de agências de turismo. São considerados operadores porque compravam e vendiam passagem em mais de um dos 39 gabinetes investigados pela comissão de sindicância. Ontem, a Câmara enviou cópia dos autos e do relatório sobre a investigação ao Ministério Público Federal para que as investigações sejam aprofundadas civil e penalmente.

Na Câmara, a abertura dos processos contra 44 funcionários e ex-funcionários implicará a demissão a bem do serviço público. Com isso, os demitidos sofrem como penalidade adicional a proibição de serem contratados por um período de pelo menos 10 anos no setor público. Por isso, mesmo funcionários já exonerados pela Casa poderão ter suas demissões revistas.

O envolvimento de pelo menos quatro deputados será analisado pela Corregedoria da Casa. A cópia integral das mais de mil páginas dos autos e o relatório foram entregues, oficialmente, ontem à Corregedoria. Também foi enviada cópia para o Supremo Tribunal Federal.

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), decidiu enviar a cada deputado citado no relatório o trecho em que há referência sobre seu caso. Foram constatados muitos episódios em que o deputado emprestou parte de sua cota a outro colega e foi feito uso irregular da passagem aérea.