Título: Alencar passa por nova cirurgia 15 horas após alta
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 25/07/2009, O País, p. 13

Vice-presidente é submetido a uma colostomia de emergência e passará a usar uma bolsa junto ao abdome

Tatiana Farah

SÃO PAULO. O vice-presidente José Alencar foi submetido ontem a uma cirurgia abdominal de emergência, a 15ª nos 12 anos de sua luta contra o câncer. Ele foi internado às pressas no Hospital Sírio-Libanês ontem de manhã, onde chegou de ambulância, deitado numa maca e com o corpo coberto por um lençol, menos de 15 horas depois de ter recebido alta hospitalar. Desta vez, os médicos optaram pela colostomia, o corte de um pedaço do intestino grosso de Alencar. Uma bolsa foi acoplada ao abdome do vice-presidente, presa ao corpo.

A cirurgia durou mais de quatro horas e terminou por volta de 21h. Os médicos constataram que dois tumores pélvicos no baixo ventre, na altura do reto, pressionavam o intestino grosso do vice-presidente, causando a obstrução intestinal. Mas acharam melhor não retirar esses dois tumores. Segundo o médico Raul Cutait, os dois tumores estão localizados num lugar de difícil acesso, e haveria riscos para Alencar.

Por isso, os médicos optaram pela colostomia, fazendo a ligação direta do intestino grosso com a bolsa acoplada ao abdome. Na cirurgia realizada no último dia 9, os médicos retiraram dez tumores do intestino de Alencar. Mas, segundo Cutait, foram deixados outros tumores. A equipe tenta estabilizá-los com o tratamento experimental feito nos Estados Unidos.

Segundo o oncologista Paulo Hoff, a colostomia vai desobstruir o intestino grosso e deve acabar com as fortes dores sentidas por Alencar.

- Do jeito que ele é forte, deve ficar no máximo dois dias na UTI - disse Hoff.

Após sair do tratamento intensivo, Alencar passará mais uns dias internado. Médicos ouvidos pelo GLOBO consideraram que a situação é "extremamente complexa". No apartamento do vice-presidente em São Paulo e no hospital, a mulher, dona Mariza, e seus filhos e netos passaram o dia esperando os resultados.

Lula ligou para o vice antes da internação

Alencar começou a sentir dores fortes ontem de manhã, mas ainda conseguiu conversar por telefone com o presidente Lula, que está em Assunção, no Paraguai. Embora tivesse se despedido anteontem à noite dos jornalistas dizendo que estava "com vontade de comer um torresmo", Alencar jantou apenas "carne de panela", segundo seu chefe de gabinete, Adriano Silva.

À tarde, segundo Silva, a primeira-dama, dona Marisa Letícia ligou para a família Alencar, para saber notícias do presidente em exercício.

- Foi o presidente Lula quem ligou hoje de manhã. Eles se falam quase todos os dias. Eles se adoram - comentou Silva.

Os dois cirurgiões responsáveis pelo caso são Raul Cutait e Ademar Lopes, mas o oncologista Paulo Hoff também assistiu a operação. Alencar tinha sido liberado do hospital depois de duas semanas de internação e de uma cirurgia para desobstrução intestinal. A cirurgia foi em 9 de julho e, na semana passada, Alencar sofreu nova obstrução parcial do intestino. Isso ocorre em razão das seguidas cirurgias para retirada dos tumores que se multiplicam rapidamente na região abdominal, já que o tipo de câncer do presidente em exercício é bastante agressivo. As operações acabam causando aderências e provocando as obstruções.