Título: Entidades patronais comunicam saída do Codefat ao presidente Lula
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 06/08/2009, Economia, p. 28

Carta cita suposta ilegalidade em confederação que preside conselho

Geralda Doca

BRASÍLIA. As principais confederações empresariais com assento no Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) enviaram ontem carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmando o afastamento definitivo do órgão. No documento, assinado pelos presidentes das confederações nacionais da Indústria (CNI), do Comércio (CNC), da Agricultura (CNA) e do Sistema Financeiro (Consif), os dirigentes comunicam que as entidades estão renunciando à participação no colegiado devido ao encaminhamento da eleição do novo presidente do Codefat, na semana passada.

O texto não cita a interferência direta do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, no processo, quebrando acordo feito entre as quatro entidades patronais para colocar na presidência do Conselho representante da CNA.

Mas critica a escolha do presidente da Confederação Nacional de Serviços (CNS), Luigi Nese, para o cargo e afirma que há suspeitas de ilegalidade na criação dessa entidade ¿ que ocorreu já na gestão de Lupi.

¿Não há como compactuar com a quebra de acordo que, há anos, vem tornando possível o funcionamento paritário do Codefat, bem assim como com a eleição de um representante de confederação sobre cuja criação recaem fortes suspeitas de ilegalidade, encontrando-se inclusive, sub judice¿, diz a carta.

Colegiado formado por representantes dos trabalhadores, do governo e dos empregadores, o Codefat responde pela gestão de um patrimônio de R$ 158,356 bilhões.

Ontem, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou requerimento do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) solicitando informações do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as despesas dos convênios com recursos do FAT. O DEM pretende convocar Lupi para prestar esclarecimentos.

A decisão dos representantes das entidades patronais de deixar o Codefat foi tomada durante reunião para escolher o novo presidente do Conselho, na semana passada. Antes, dirigentes das entidades tentaram pedir ajuda do Palácio do Planalto. O problema foi reportado pelo presidente da CNI, Armando Monteiro, aos ministros José Múcio (Articulação Política) e Luiz Dulci (Secretaria da Presidência).