Título: Lula tenta levar Uribe à reunião da Unasul
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 06/08/2009, O Mundo, p. 30

Os dois presidentes tratarão da crise hoje, em encontro em Brasília

BRASÍLIA. A preocupação brasileira com o acordo militar também será transmitida ao presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, que estará hoje em Brasília, onde se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além de pedir esclarecimentos e mais transparência em torno do acordo militar, Lula discutirá a crise com a Venezuela e tentará convencer Uribe a participar da cúpula de chefes de Estado da União Sul-Americana de Nações (Unasul) na semana que vem, em Quito, no Equador.

Em uma clara referência a seu desafeto, o presidente equatoriano, Rafael Correa, o líder colombiano disse recentemente que a Unasul pode morrer sob a presidência do Equador. Uribe, aliás, sempre se posicionou contra a criação do Conselho de Defesa da região e não pretende comparecer à convocação.

O general Jim Jones ressaltou que os EUA não têm qualquer intenção de instalar bases americanas na Colômbia.

Serão usadas apenas bases colombianas, esclareceu. Segundo ele, as relações de seu país com o país andino sempre foram excelentes e o governo americano dá treinamento às forças de segurança colombianas, ¿para que elas possam proteger suas fronteiras e enfrentar o problema das drogas e do narcotráfico¿.

(Eliane Oliveira).