Título: Gilmar compara Senado em crise à Bolívia
Autor: Fabrini, Fábio
Fonte: O Globo, 06/08/2009, O País, p. 9

"Presidentes não terminam mandato"

Fábio Fabrini

BELO HORIZONTE. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, comparou ontem as crises no Senado , que ameaçam a permanência de José Sarney (PMDB-AP) na presidência da Casa e, em 2007, afastaram do cargo Renan Calheiros (PMDBAL), à instabilidade política no país mais pobre da América do Sul, a Bolívia.

¿ Já há algum tempo, o Senado não encontra meios de um funcionamento regular.

Está parecendo a Bolívia: os presidentes não terminam mandato ou ficam ameaçados de perda do mandato ¿ afirmou, após palestra a secretários de Segurança Pública, na capital mineira.

Gilmar evitou falar na renúncia de Sarney como solução para apaziguar o clima de guerra. Para ele, a personalização da crise é normal.

Porém, estão envolvidas outras questões, como a contratação excessiva de funcionários, a criação de vagas pela Mesa Diretora e o excesso de cargos comissionados.

O ministro minimizou decisão do desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, de proibir o jornal ¿O Estado de S. Paulo¿ de publicar dados de inquérito da PF que apurou supostas irregularidades envolvendo Fernando Sarney, filho do presidente do Senado.

¿ É só uma decisão de um juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Certamente haverá recurso, o tribunal vai se pronunciar, e poderá haver recurso para os tribunais superiores. É assim que a democracia anda, é assim que funciona o estado de direito. Não devemos ficar exasperados porque houve uma decisão judicial.