Título: Quem é quem no colegiado
Autor: Lima, Maria; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 06/08/2009, O País, p. 8

TITULARES DO PMDB ALMEIDA LIMA (SE): No processo contra Renan Calheiros no Conselho de Ética, foi indicado para integrar um trio de relatores e não concordou com o pedido de cassação. Seu voto em separado pedindo a absolvição foi aprovado no plenário. Teve a gratidão do líder, que o indicou para presidir a Comissão de Orçamento.

PAULO DUQUE (RJ): É visto como aliado fiel. Por ser o mais velho, 81 anos, presidiu as primeiras reuniões da CPI da Petrobras, atendendo às manobras governistas. É o mais novo integrante da tropa renanzista e já defendeu Sarney, dizendo que não há motivos para investigálo. É segundo suplente do governador Sérgio Cabral.

WELLINGTON SALGADO (MG): Suplente do ministro das Comunicações, Hélio Costa, defendeu Renan com unhas e dentes no Conselho.

Emprega em seu gabinete secretárias particulares e até motorista do titular.

Assume que sua vocação é ser suplente e que não seria louco de enfrentar uma eleição.

GILVAM BORGES (AP): É o mais fiel aliado de Sarney. Suplente, assumiu na vaga deixada pela cassação de João Alberto Capiberibe (PSB). Não vê problemas em empregar parentes. No passado, empregou a mulher, a mãe e irmãos. Agora, com o fim do nepotismo, emprega oito irmãos do assessor Roberto Aquino, servidor do Senado que atuou como advogado da coligação que elegeu Sarney e Gilvam.

TITULARES DO PT/ BLOCO JOÃO PEDRO (AM): Seu maior mérito político é ser amigo do presidente Lula, que o indicou como suplente do ministro Alfredo Nascimento (PR), num acordo para ele assumir a vaga no Senado. Quer ser indicado, por Lula, vice de Nascimento para o governo do Amazonas em 2010.

IDELI SALVATTI (SC): Já foi líder da bancada do PT e do bloco governista.

Atualmente é líder do governo no Congresso. Considerada disciplinada e muito alinhada com o Planalto, não se intimida em entrar em brigas para defender o governo. Era suplente no Conselho e assume a vaga aberta com a renúncia de João Ribeiro (PRTO), indicado pelo Bloco da Maioria.

DELCÍDIO AMARAL (MS): Foi presidente da CPI dos Correios, na qual desagradou ao Planalto ao permitir a investigação de integrantes da cúpula do PT e do governo envolvidos no mensalão. Mas é tido como homem de confiança na CPI da Petrobras e visto como aliado de Sarney.

Era suplente e assume, como titular, a vaga deixada com a renúncia de José Carlos Valadares (PSB-SE).

INÁCIO ARRUDA (PCdoB-CE): Está em seu primeiro mandato no Senado.

Como relator da CPI das ONGs, barrou com mão de ferro tentativas da oposição de investigar caixa dois e desvios no repasse de recursos públicos.

Curinga no enfrentamento com a oposição, não tem problemas para defender os interesses do governo.

TITULAR DO PTB GIM ARGELLO (DF): É o vicepresidente do Conselho. Suplente do ex-governador Joaquim Roriz, escapou de ser processado no Senado por desvios de recursos do Banco Regional de Brasília (BrB).

Foi alçado à condição de articulador de Renan, Lula e Sarney. Tem vários apelidos. Gim das Terras, pelo envolvimento em grilagem de terras na capital. Ou aprendiz de feiticeiro, porque é hoje a sombra de Renan. Quer ser governador.

TITULAR DO PDT JOÃO DURVAL (BA): Embora seu partido esteja fazendo oposição a Sarney, poderá ser influenciado pelos governistas. Pai do atual prefeito de Salvador, João Henrique, do PMDB, deverá ser pressionado a ficar ao lado de Sarney.

TITULARES DE PSDB E DEM SÉRGIO GUERRA (PSDB-PE): Presidente do PSDB, é visto como parlamentar de estilo moderado. É respeitado na Casa e tem bom trânsito na base governista. O mandato na direção do PSDB foi prorrogado e deve comandar o processo de eleição presidencial no partido.

MARISA SERRANO (PSDB-MS): Com Renato Casagrande, a tucana teve rejeitado no plenário seu relatório pela cassação de Renan, aprovado no Conselho. É vice-presidente do PSDB e a única mulher do Conselho.

DEMÓSTENES TORRES (DEMGO) Presidente da Comissão de Constituição e Justiça, tem sido um dos críticos mais duros de Sarney no DEM. Dará sustentação à argumentação jurídica do grupo.

ELISEU REZENDE (DEM-MG): Um dos três da bancada de 14 senadores do DEM contrários à decisão do partido de defender a licença de Sarney da presidência do Senado. Em votações em que a oposição tenha chance, poderá ser substituído.

ACM JÚNIOR (DEM-BA): Assumiu o mandato como titular após a morte do pai, Antonio Carlos Magalhães.

Discreto, é disciplinado e segue o partido. Era suplente do Conselho e assume na vaga aberta com a renúncia de Heráclito Fortes (DEM-PI)