Título: As ações no Conselho
Autor: Lima, Maria; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 06/08/2009, O País, p. 8

O presidente do Conselho de Ética, senador Paulo Duque, arquivou ontem cinco ações: três denúncias e uma representação contra o presidente do Senado, José Sarney, e uma representação contra o senador Renan Calheiros.

Os textos dos despachos de Duque para arquivar são quase idênticos: inépcia; factoides para criar demandas na Justiça; recortes de jornais não embasados por documentos; o Conselho não pode servir de instrumento político partidário. Os autores das ações vão recorrer.

CRÉDITO CONSIGNADO: A primeira a ser arquivada foi uma denúncia de Arthur Virgílio (PSDB-AM) que trata da participação de José Adriano Cordeiro Sarney, neto de Sarney, nos negócios de crédito consignado no Senado.

FUNDAÇÃO JOSÉ SARNEY: A segunda denúncia do senador tucano arquivada pedia a investigação de que Sarney usou a advocacia do Senado para tentar derrubar, no Supremo, uma lei estadual do Maranhão que proibia a utilização do prédio do Convento das Mercês como sede da Fundação José Sarney.

FUNDAÇÃO JOSÉ SARNEY: A terceira denúncia apresentada por Arthur Virgílio, e arquivada ontem, trata da suposta mentira de Sarney sobre sua responsabilidade na gestão da Fundação José Sarney.

ATOS SECRETOS SARNEY: A quarta ação arquivada foi uma representação do PSOL contra Sarney por responsabilidade, como presidente do Senado, na edição e publicação de atos secretos.

ATOS SECRETOS RENAN: A quinta ação arquivada foi uma representação do PSOL contra o senador Renan Calheiros por responsabilidade, como presidente da Casa, na edição e não publicação de atos secretos.

l Outras seis ações contra Sarney que ainda aguardam decisão do Conselho: CRÉDITO CONSIGNADO: Representação do PSDB, sobre o mesmo tema da denúncia protocolada por Virgílio e arquivada ontem.

NOMEAÇÃO DE NAMORADO DA NETA: Representação do PSDB aponta a edição de atos secretos no Senado, citando diálogos de operação da Polícia Federal que mostram Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, conversando com pai sobre a nomeação de Henrique Dias Bernardes, suposto namorado de sua filha.

MANSÃO: Representação do PSOL pede investigação da denúncia de que Sarney teria ocultado uma mansão de R$ 4 milhões em Brasília de sua declaração de bens à Justiça Eleitoral.

Pede também que sejam apuradas supostas irregularidades na Fundação José Sarney, suspeita de ter desviado R$ 500 mil, e questiona o fato de o senador ter dito que não tem vínculo com a fundação, mesmo sendo seu presidente de honra.

RECURSOS DA PETROBRAS: Denúncia de Arthur Virgílio pede a apuração sobre recursos da Petrobras destinados à Fundação José Sarney.

INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS: Denúncia de Virgílio e Cristovam Buarque pede que seja apurado se assessor de Sarney teria usado seu prestígio de ex-policial federal para repassar informações privilegiadas ao grupo empresarial de Fernando Sarney.

OMISSÃO DE PROPRIEDADE: Denúncia que trata de suposta transação de terras que teria sido feita por Sarney. Ele teria omitido a propriedade das terras para não pagar tributos.