Título: Servidores suspeitos de desvio de passagens continuam nos cargos
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 07/08/2009, O País, p. 14

Câmara abriu sindicância para investigar participação de 2 deputados

Isabel Braga

BRASÍLIA. Apesar de serem alvo de processo disciplinar na Câmara dos Deputados, 23 dos 44 servidores sobre os quais há indícios de envolvimento na venda de passagens da cota parlamentar ainda estão nos cargos. O corregedor da Câmara, ACM Neto (DEM-BA), vai enviar aos deputados responsáveis pelos 23 funcionários recomendação pelo afastamento deles até a conclusão dos processos.

ACM Neto confirmou ontem a abertura de sindicância contra dois deputados e a realização de diligências para maior aprofundamento de denúncias contra pelo menos outros três. O corregedor disse, porém, que, se forem constatados novos indícios de participação de outros deputados durante o processo contra os servidores, novas sindicâncias contra parlamentares podem ser feitas.

- Não há embargo para que outros deputados sejam investigados se, no curso do processo administrativo, surgirem novos indícios - afirmou ACM Neto.

Segundo o corregedor, a comissão administrativa da Casa apurou a prática irregular de venda de passagens em 45 gabinetes e encontrou indícios de participação do esquema de 45 funcionários, um deles já falecido. Entre os 44 que são alvo de processo disciplinar, diz o levantamento da corregedoria, um é servidor efetivo da Casa (e não poderá ser exonerado automaticamente), quatro ocupam Cargos de Natureza Especial (CNEs), e 39 são secretários parlamentares que trabalham nos gabinetes.

- O relatório foi extremamente denso para evidenciar a participação de funcionários no esquema e mostra a existência de uma máfia de comercialização de passagens na Câmara. Mas é insuficiente para chegarmos a conclusões sobre a participação de parlamentares - afirmou ACM Neto.