Título: Reforma duplica apartamentos
Autor: Pariz, Tiago; Vaz, Lúcio
Fonte: Correio Braziliense, 08/04/2009, Política, p. 03

A decisão da Mesa Diretora da Câmara de iniciar estudos para transformar 96 apartamentos de quatro dormitórios em 192 de dois, com gasto estimado de R$ 81 milhões, tem como argumento acabar com o auxílio-moradia de R$ 3 mil mensais aos deputados.

A Câmara dispõe hoje de 432 apartamentos e passará a ter 528, número suficiente para acomodar os 513 parlamentares. A Coordenação de Habitação da Casa prevê que todos os apartamentos estarão reformados num prazo de cinco anos. Só a partir de então, o auxílio-moradia seria extinto.

A proposta do quarto-secretário Nelson Marquezelli (PTB-SP) é tirar da Câmara o custo administrativo dos blocos funcionais. Os prédios habitacionais seriam geridos por uma empresa contratada pelos próprios deputados moradores. ¿Quem quiser, a partir disso, continuar morando em um flat ou em outro apartamento, poderá, mas terá de arcar com os custos usando o próprio salário¿, disse o petebista.

O destino dos apartamentos funcionais é tema constante na Casa. Em 2001, o então presidente Aécio Neves (PSDB-MG) propôs a venda dos imóveis. Três anos mais tarde, sob o comando de João Paulo Cunha (PT-SP), surgiu a ideia de transformá-los em apart-hotéis. Segundo a Coordenação de Habitação, 57% dos 432 apartamentos estão sendo utilizados. (TP)

--------------------------------------------------------------------------------