Título: Sarney tenta confundir informação sobre genro de Agaciel e é desmentido
Autor:
Fonte: O Globo, 07/08/2009, O País, p. 8

Presidente do Senado alegou que se referia a outro Rodrigo Cruz

Gerson Camarotti

BRASÍLIA. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-SP), começou o dia ontem tentando explicar as suas relações e a de sua filha, a governadora Roseana Sarney, com dois ex-funcionários do Senado, de nome Rodrigo Cruz. Em nota, e depois pessoalmente, queria reafirmar que desconhecia o servidor Rodrigo Cruz listado na representação do PSOL encaminhada ao Conselho de Ética contra ele. Mas foi duramente contestado pelo líder do PSOL, José Nery (PA), no plenário. Num rápido discurso, no início da noite, Nery chegou a afirmar que "Sarney faltou com a verdade". O presidente do Senado, que já estava em seu gabinete, voltou ao plenário para rebater. Virou mais um bate-boca num dia quente na Casa.

Em nota divulgada de manhã, Sarney abriu uma polêmica sobre a identidade do servidor do Senado. Disse que afirmou, na véspera, que desconhecia Rodrigo Cruz porque não era o mesmo Rodrigo Cruz do qual foi padrinho de casamento. Sarney alegou que, no discurso, se referia a Rodrigo Miguel Cruz, que trabalhou no gabinete da ex-senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), e que era este servidor que aparecia na representação do PSOL.

"O senador José Sarney faltou com a verdade"

Segundo Sarney, seu afilhado de casamento, e genro do ex-diretor-geral Agaciel Maia, Rodrigo Luiz Lima Cruz, não estava citado na representação. Diante da nota desmentindo a representação do PSOL, José Nery reagiu:

- Ao divulgar a nota, o senador José Sarney faltou com a verdade, pois o PSOL não divulgou na representação o nome de um servidor que não estaria envolvido nos atos secretos. O Rodrigo Cruz em questão é o genro de Agaciel Maia, que foi funcionário nomeado e demitido por ato secreto. Por isso, repudiamos essa informação - discursou Nery.

Do meio do plenário, Sarney pediu a palavra e disse que se baseou nas informações divulgadas pelo site do jornal "O Estado de São Paulo", no qual a representação faz referência ao nome de Rodrigo. Sarney afirmou que, pelo gráfico apresentado na internet, o nome de Rodrigo Cruz estava associado ao gabinete de Roseana Sarney.

- V. Excelência não leu a representação do seu partido. Eu me utilizei da representação apresentada pelo PSOL. O genro de Agaciel nunca esteve nesse gabinete e não poderia estar nessa representação - rebateu Sarney.

A discussão continuou acalorada. Sarney chegou a mostrar a representação do PSOL e o infográfico que foi divulgado na internet. Nery foi contundente. Disse que era preciso esclarecer que as afirmações do presidente do Senado não poderiam ser registradas como verdade para que ficasse "configurado mais uma vez a quebra de decoro parlamentar". Sarney ainda pediu a palavra para rebater quando Nery já havia deixado a tribuna.

- Quero dizer que os dois nomes não foram nomeados por mim - disse Sarney.

A representação do PSOL realmente referia-se a Rodrigo Cruz, genro de Agaciel. A representação não citou nominalmente Rodrigo Miguel Cruz, já que ele teve contratação, transferência e exoneração feitas em atos publicados normalmente.

Já o genro de Agaciel foi contratado em fevereiro de 2007 e exonerado em outubro de 2008 por ato secreto.