Título: CSN tem queda de 68% no lucro, mas volta a contratar
Autor: Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 08/08/2009, Economia, p. 29

Vendas crescem em relação ao 1º trimestre e siderúrgica, que cortou 1.300 vagas, chama 700

Ronaldo D¿Ercole

SÃO PAULO. Depois de reduzir drasticamente a produção e de cortar em quase um quinto o número de empregados da Usina Presidente Vargas, em Volta Redonda, entre o fim de 2008 e o início deste ano, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) anunciou ontem que a unidade está voltando a operar próxima da capacidade plena e que contratará pelo menos 700 trabalhadores até outubro.

A empresa viu seu lucro recuar 68% no segundo trimestre, em relação ao mesmo período de 2008, para R$ 335 milhões, diante de preços em queda, competição com produtos importados e freio na demanda. No primeiro semestre, o lucro foi de R$ 704 milhões.

No entanto, agora, diante dos sinais de aquecimento do mercado interno, a expectativa da empresa é vender 1,2 milhão de toneladas de aço já neste terceiro trimestre, mantendo esse mesmo volume nos três últimos meses do ano. Se alcançado, esse nível de vendas recolocará a usina na plena capacidade de produção, que é de cinco milhões de toneladas de aço anuais.

¿ A visão da CSN é muito otimista para o segundo semestre ¿ disse ontem o diretor comercial da empresa, Luz Fernando Martinez, ao comentar os resultados obtidos no segundo trimestre.

Entre abril e junho, as vendas da CSN atingiram 947 mil toneladas, volume 47% maior que o do primeiro trimestre. Com 85% das vendas destinadas ao mercado interno, a CSN beneficiou-se dos incentivos dados pelo governo a três setores em que estão seus principais clientes: as indústrias automobilística e de eletrodomésticos da linha branca, contemplados com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), e a construção civil, favorecida pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, no período mais grave da crise, entre novembro e março, a CSN reduziu de 7.300 para 6 mil o número de empregados na unidade de Volta Redonda. Das 700 vagas que está reabrindo, 411 serão para recontratar demitidos no período.