Título: Aécio: no PV, Marina pode se unir ao PSDB num 2 º turno
Autor: Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 08/08/2009, O País, p. 13

Tucanos condenam aparelhamento do Estado no governo Lula

Um clima ameno e abraços efusivos marcaram ontem o encontro dos governadores tucanos de São Paulo, José Serra, e de Minas, Aécio Neves, no 16oCongresso Nacional do PPS, no Centro do Rio. Com uma divergência: empolgado com a provável ida da senadora Marina Silva (PT-AC) para o PV ¿ aliado do PSDB em Minas e em São Paulo ¿, Aécio afirmou que Marina, caso se candidate à Presidência em 2010, poderá se integrar ao projeto tucano, num eventual segundo turno. Serra, lacônico, não quis comentar a movimentação partidária da ex-ministra do Meio Ambiente.

¿ Se ela for candidata, e é legítimo que ela seja, num segundo momento haverá muita afinidade com uma candidatura do PSDB. Que possamos caminhar juntos mais adiante, se não pudermos fazer isso no começo.

Há uma afinidade grande entre o PSDB e o PV no Brasil inteiro. Se o PV optar por uma candidatura num primeiro turno, deve ser respeitado, mas sem que se feche as portas para entendimento mais adiante ¿ animou-se Aécio, bem-humorado, ao chegar, acompanhado do ex-presidente Itamar Franco (PPS), ao hotel onde ocorria o encontro.

¿ Estou em casa ¿ disse o governador, em traje informal, que contrastava com o terno e a gravata do colega paulista.

Serra se disse desconfortável para tratar da possível troca de partido da senadora, mas fez elogios ao PV e ao deputado Fernando Gabeira (RJ), também presente ao encontro.

¿ Temos uma boa aliança em São Paulo. Tivemos uma eleição no ano passado. Pessoalmente tenho muitos amigos no PPS. Estamos afinados a respeito de muitos aspectos do nosso país.

Considero o Gabeira um dos grandes quadros da política brasileira ¿ disse Serra, para encerrar o assunto quando perguntado sobre Marina Silva: ¿ Não vou ficar opinando sobre mudança de partido, não me parece correto da minha parte.

¿Temos que estatizar o Estado¿, afirma Serra Em comum entre os dois, a troca de elogios e as críticas ao governo Lula. Serra e Aécio atacaram em discursos o aparelhamento do Estado na administração petista.

¿ O Estado brasileiro está sendo privatizado. É uma privatização espúria e nefasta. Não tem muita diferença do patrimonialismo antigo, de se apropriar do Estado para corrupção de meia dúzia, ou de se apropriar do Estado para fortalecer e construir o partido. Dá no mesmo, do ponto de vista do interesse nacional. Temos que estatizar o Estado ¿ disse Serra.

¿ Vivemos um momento de desqualificação moral da vida publica, brasileira, um aparelhamento do Estado e uma ineficiência a que poucas vezes assistimos na vida federal, pelo menos na era republicana ¿ concordou Aécio.

Para Serra, Aécio tem ¿todas as credenciais para se candidatar a presidente¿.

¿ Agradeço e retribuo. O governador é um dos homens mais preparados do país. Não tenho dúvidas de que Serra e eu estaremos juntos nesse projeto ¿ devolveu Aécio, que voltou a defender uma chapa com outros partidos em 2010 e prévias para estabelecer o consenso em torno da candidatura. ¿ A partir de dezembro, o PSDB, seja através de prévias ou consultas informais, escolherá o nome.