Título: Para o governo, Renan errou ao enfrentar oposição
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 08/08/2009, O País, p. 4

Lula diz que PMDB deveria ter oferecido trégua ao PSDB

Gerson Camarotti

BRASÍLIA. O clima de guerra que se instalou no Senado aumentou a preocupação no Planalto com as consequências da crise política, a cada dia mais acirrada na Casa.

Avaliação feita ontem por integrantes do núcleo do governo é que o líder do PMDB, Renan Calheiros (PMDB-AL), errou ao decidir enfrentar a oposição. Isso porque só ampliou o clima de beligerância entre aliados e oposicionistas, numa disputa que já começava a perder força depois de um início de semana conturbado.

Reservadamente, o presidente Lula disse que, depois do discurso do presidente do Senado, José Sarney (PMDBAP), em que ele afirmou que não renunciaria, na quarta-feira, o PMDB deveria ter oferecido uma trégua ao PSDB. Em vez disso, radicalizou. A leitura da representação por quebra de decoro contra o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), feita da tribuna por Renan, só alimentou a crise.

A percepção no governo é que faltou habilidade política a Renan e que ele não deveria agir motivado exclusivamente pelo sentimento da vingança.

Abordado sobre o bate-boca do dia anterior, o presidente Lula foi lacônico.

¿ Não quero me meter nisso.

O Senado é que vai ter que resolver sozinho esse problema ¿ disse.

Também no comando do PT a percepção é que, se não houver um recuo tático, haverá uma espécie de suicídio coletivo no Senado, com consequências imprevisíveis.