Título: De olho em 2010, tucanos pensam em não representar contra Renan
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 08/08/2009, O País, p. 4

BRASÍLIA. O PSDB ainda avalia as consequências políticas de ingressar no Conselho de Ética com uma representação contra o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), por ele ter usado palavrões para se dirigir ao senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), argumentou que é preciso agir dentro da estratégia maior da oposição e que não adianta ficar apresentando ações isoladas, até porque todas estão sendo arquivadas.

A disputa entre os dois partidos no Senado gera preocupações no comando tucano com relação a 2010. Lembrando que PSDB e PMDB sempre tiveram boa convivência, Guerra disse que pretende conversar com o presidente da Câmara e presidente licenciado do PMDB, Michel Temer (SP). Para ele, a crise não pode prejudicar uma relação política com o PMDB.

¿ Vou conversar com Temer segunda ou terça-feira, mas não haverá reunião de partidos para discutir a crise no Senado ¿ disse Guerra.

Tucanos desconfiam que o comportamento de Renan não tem respaldo do partido.

¿ A representação pedida pelo senador Tasso Jereissati vai ser discutida na bancada, mas no (contexto) geral. Uma representação a mais ou a menos tem que estar dentro de uma estratégia e não apenas porque ela se justifica, até porque só querem dar andamento àquelas que podem nos prejudicar ¿ disse Sérgio Guerra, referindo-se às ações arquivadas contra o presidente José Sarney e à representação do PMDB contra o líder tucano Arthur Virgílio (AM).

Guerra criticou a atuação do Conselho de Ética: ¿ Estão confundindo ética com aritmética.

Aliados de Renan, como Wellington Salgado (PMDB-MG), adotaram um tom mais ameno.

Ele disse que estava imbuído do ¿espírito de paz¿. Renan e Tasso não foram ao plenário, nem retornaram ligações.