Título: Sanguessuga: PF já indiciou 458 por crimes
Autor: Pinto, Anselmo Carvalho
Fonte: O Globo, 09/08/2009, O País, p. 13

No grupo estão 33 ex-parlamentares e 71 ex-prefeitos

CUIABÁ. Três anos e três meses após a descoberta da ¿máfia das ambulâncias¿, a Polícia Federal de Mato Grosso está prestes a finalizar uma das mais amplas investigações já realizadas no país. Dos 136 inquéritos abertos pela superintendência da Polícia Federal em Mato Grosso, 128 já foram concluídos.

Ao todo, 458 pessoas estão indiciadas, entre eles 33 ex-parlamentares e 71 ex-prefeitos.

O escândalo veio à tona em 4 de maio de 2006, quando a PF desencadeou a Operação Sanguessuga, que inicialmente, levou à prisão 48 pessoas, entre assessores parlamentares e empresários.

O esquema era comandado por Luiz Antônio Vedoin e Darci Vedoin, proprietários da empresa Planam.

¿ Muitos assessores resolveram colaborar com a Justiça e contaram como os deputados agiam ¿ explicou o delegado da Polícia Federal Paulo Repetto, responsável pelos inquéritos.

As investigações concluíram que, entre 2001 e 2006, o grupo vendeu mais de mil ambulâncias a prefeituras e entidades filantrópicas, por meio de emendas parlamentares, somando R$ 110 milhões de movimentação. As licitações eram fraudadas e os veículos, superfaturados. A Controladoria Geral da União calculou que R$ 15,5 milhões foram embolsados pela quadrilha.

Apenas sete pessoas foram condenadas até o momento A máfia das ambulâncias motivou a abertura da CPI dos Sanguessugas, que chegou a recomendar a abertura de processo de cassação contra 69 deputados federais e três senadores.

Dois deputados renunciaram ao mandato, mas a maioria ficou impune na esfera política ¿ seja porque não se reelegeram em 2006 ou porque foram absolvidos no Conselho de Ética.

Apesar de tantos indiciamentos, só sete pessoas foram condenadas na Justiça até agora, e nenhuma delas tinha participação ativa no esquema. Com base nos inquéritos já concluídos, o Ministério Público Federal denunciou 285 pessoas ¿ inclusive 20 ex-prefeitos e 49 ex-deputados federais. Do Rio de Janeiro, já foram denunciados os exdeputados João Mendes de Jesus, Almerinda Carvalho, José Divino Oliveira de Souza e Paulo Feijó. A maioria dos ex-parlamentares denunciados pertencia ao chamado ¿baixo clero¿.

O levantamento divulgado ontem diz respeito às investigações que correram em Mato Grosso. Há inquéritos em outros estados apurando fraudes.

* Especial para O GLOBO