Título: PDT também vai discutir possível aliança com PSB
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 09/08/2009, O País, p. 12

Na Assembleia, PT não tem apoio dos 2 partidos contra Serra

SÃO PAULO. A bancada petista na Assembleia Legislativa de São Paulo tenta fazer avançar na Casa pelo menos uma CPI que investigue denúncias de corrupção na CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano), no governo José Serra (PSDB). Mas, sem o apoio do PSB e do PDT ¿ outro possível aliado na articulação com o deputado Ciro Gomes¿, não consegue avançar nos encaminhamentos.

O líder do PDT, Rogério Nogueira, informou que sua bancada só se manifestará sobre a possível aliança na próxima semana, depois da reunião nacional entre PSB e PT com o presidente Lula.

O presidente estadual do PDT, Paulo Pereira da Silva, o deputado Paulinho da Força Sindical (PSB-SP), afirma que, se a aliança for fechada, a bancada do partido terá que obedecer à decisão nacional: ¿ Quem não se enquadrar pode deixar o partido.

O presidente estadual do PSB, deputado Márcio França (SP), um dos articuladores do plano que prevê a candidatura de Ciro ao governo de São Paulo, avalia que cada deputado poderá apresentar sua posição na convenção do PSB: ¿ Cada um dos cinco deputados, ou mesmo dos prefeitos que preferem Serra, terá o direito ao próprio voto na convenção.

É evidente que o interesse nacional do nosso partido não ficará para trás. No tempo certo, as posição serão modificadas ¿ disse França.

Campos diz que projeto Marina esfriou o plano Ciro O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, se reuniu com o presidente Lula semana passada e não fez comentários incisivos sobre a estratégia.

Entre amigos, Campos tem afirmado que a outra articulação, montada em torno do PV pela apresentação de uma candidatura da senadora Marina Silva (PT-AC) à sucessão de Lula, esfriou o plano Ciro em São Paulo. O caso estará na pauta da próxima reunião com o presidente, na quarta-feira.

No PT paulista, os ânimos voltaram a se acirrar diante da recusa de pessebistas e pedetistas da Assembleia. O deputado federal Antonio Palocci (PT-SP) tem sido procurado por vários grupos que desejam sua candidatura e o fim do projeto Ciro. O líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), voltou a defender a candidatura do prefeito de Osasco, Emidio de Souza.

¿ Os grandes eleitores de Dilma em São Paulo são Lula e o PT. Não creio que o palanque para Dilma será montado a partir de uma candidatura ¿ disse Vacarezza.

O presidente do PT paulista, Edinho Silva, tem priorizado a unidade interna do PT: ¿ Nós unificamos o PT e nossa preocupação é com uma tática que mantenha essa unidade, que será o pilar do palanque de Dilma em São Paulo ¿ disse. (Soraya Aggege)