Título: Lula quer Ciro; PT prefere Palocci; e PSB, Serra
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 09/08/2009, O País, p. 12

Nem o ex-ministro nem os dois partidos em São Paulo estão empenhados no acordo sugerido pelo presidente

SÃO PAULO. Às vésperas do encontro de seus líderes com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para alavancar a estratégia de lançamento da pré-candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) para o governo de São Paulo, dia 12, PT e PSB paulistas dão sinais claros da dificuldade de acordo. O próprio Ciro deixou claro ao PT, quarta-feira passada, que não está muito empenhado no projeto.

No PT paulista, crescem as ar ticulações em torno de uma eventual candidatura do deputado federal e ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci (PT-SP). No PSB, a bancada na Assembleia Legislativa afirma que apoiará os planos políticos do governador José Serra (PSDB), tanto no estado quanto nacionalmente, em vez de oferecer palanque à chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata à sucessão de Lula, ou ao próprio Ciro.

¿ Não vamos apoiar a bancada petista contra o Serra de jeito nenhum. Vamos lutar para eleger o Serra presidente e o candidato dele no estado ¿ afirmou o líder da bancada do PSB na Assembleia, deputado Luciano Batista.

A bancada do PSB integra a base de Serra no Legislativo e ocupa inclusive a vice-liderança do governo.

¿ A não ser que Ciro converse conosco e nos convença do contrário. Não estamos vendo sentido nessa oposição a Serra em prol de um acordo com o PT ¿ diz Batista.

Os cinco deputados pessebistas preferem uma candidatura própria do partido à proposta de Ciro se candidatar a governador do estado: ¿ Com todo o respeito ao Ciro, aqui temos bons nomes também, como Luiza Erundina, Jacó Bittar, Willian Dib, Márcio França ¿ diz Batista.

No PT, os líderes continuam querendo que o PSB faça oposição a Serra antes de selar o acordo proposto pelas direções nacionais dos dois partidos.

O líder do PT na Assembleia, deputado Rui Falcão, passou a semana convidando os colegas da base aliada nacional na Assembleia para construir um programa de oposição a Serra: ¿ Não há resposta nesse sentido. Não vi qualquer disposição para o fechamento de um acordo, muito pelo contrário ¿ afirmou Falcão.