Título: Dilma tem dia de candidata e pede a Marina que fique no PT
Autor: Rodrigues, Lino; D¿Ercole, Ronaldo
Fonte: O Globo, 09/08/2009, O País, p. 4

Ministra fala a empresários e é recebida em clima de comício por militantes petistas

GUARUJÁ E SÃO PAULO. A chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, cumpriu ontem agenda típica de pré-candidato em campanha eleitoral. Seu dia começou com uma palestra a empresários e publicitários, no Guarujá, e terminou nos braços da militância do PT, na quadra do Sindicato do Bancários, berço de manifestações petistas na capital paulista.

Diante de cerca de 5 mil militantes e simpatizantes, segundo os organizadores, Dilma foi saudada como candidata do PT à Presidência, sem rodeios. O ato teve clima de comício, com bandeiras, camisetas com seu nome, música e ruas fechadas.

Primeiro a falar, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, perguntou à plateia: ¿ Qual é o nome do terceiro mandato do PT? A militância respondeu: ¿ Dilma, Dilma! Ministra diz que governo Lula é transformador A ministra listou feitos do governo Lula e ressaltou a importância de dar continuidade ao que chamou de projeto inovador.

Dilma disse que há hoje no país um confronto de projetos: um que quer aprofundar as transformações e sabe das necessidades das pessoas, e, do outro lado, um projeto do passado, das privatizações: ¿ Essa caravana é importante para a grande disputa que teremos em 2010. Podemos nos orgulhar de todas as nossas experiências, e esse orgulho vem dos resultados transformadores obtidos pelo presidente Lula.

Questionada se o fato de centenas de militantes já estarem usando camisetas vermelhas com a sua foto e a frase ¿Dilma 2010¿ não indicava que a campanha já estava nas ruas, ela respondeu constrangida: ¿ Posso dizer que não sei.

Pela minha parte, não há campanha oficial ¿ disse, repetindo frase que usa com frequência: ¿ Nem amarrada toco nesse assunto (sua candidatura).

De manhã, no Guarujá, Dilma participou da comemoração dos 28 anos do SBT, num hotel do grupo Sílvio Santos. Ela falou por quase uma hora sobre o que chamou de bom momento da economia brasileira. Posou para fotos com crianças, empresários e artistas da emissora.

Em entrevista, defendeu a permanência da senadora Marina Silva (AC) no PT e disse que ficará ¿triste¿ caso a ex-ministra do Meio Ambiente aceite o convite do PV para filiar-se ao partido e disputar a Presidência no ano que vem pela legenda: ¿ Fico muito triste se a Marina aceitar. Preferiria que ficasse no PT, porque é uma grande lutadora, tem uma trajetória no partido. Segundo, porque acho que ela é uma grande personagem da vida pública brasileira e gostaria que ela estivesse no PT.

Ela ainda tem uma contribuição muito grande a dar ao país.

Dilma disse que, se dependesse dela, Marina ficaria no partido, mas respeitará a opção da senadora.

¿ Vivemos num mundo civilizado, tem que ter respeito.

Se dependesse de mim, ela ficaria no PT.

Dilma falou sobre seu estado de saúde. Segundo ela, as sessões de radioterapia que tem feito no Hospital Sírio-Libanês (ela fez uma ontem), em São Paulo, são menos invasivas que as de quimioterapia, que já realizou no mesmo hospital.

¿ Estou fazendo radioterapia e tenho me sentido muito bem, sem problema ¿ disse, confirmando que fará novas sessões hoje e segunda-feira. Segundo ela, faltam cinco sessões para concluir o tratamento.

Perguntada sobre a perspectiva de o país ter duas mulheres concorrendo ao Planalto, na hipótese de Marina aceitar convite do PV para disputar a Presidência, Dilma se esquivou: ¿ Aí, eu não posso saber.

Aos empresários, ela repetiu o ¿mantra¿do colega Guido Mantega (Fazenda) e enfatizou que o Brasil foi o último a entrar e será o primeiro a sair da crise: ¿ Achamos que o Brasil volta a crescer, e isso não é mais só uma visão do governo. Acho que ela (essa visão) já se disseminou ¿ disse, citando estudo do Bradesco que estima que o país crescerá 4,9% em 2010.