Título: As 7 razões de Uribe para não ir à cúpula
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 10/08/2009, O Mundo, p. 17

Do El Tiempo

Segundo fontes do governo colombiano, uma espécie de memorando com as sete razões pelas quais o presidente Álvaro Uribe não irá à Cúpula da Unasul orientou suas explicações a vários líderes latino-americanos no seu périplo pelo continente na semana passada.

1. Em primeiro lugar, foi o presidente equatoriano, Rafael Correa, quem rompeu relações com a Colômbia, no dia 3 de março de 2008.

Inclusive, expulsou de seu território o então embaixador colombiano, Carlos Holguín.

2. Outro ato que o governo colombiano considera hostil é a incriminação judicial do ex-ministro da Defesa Juan Manuel Santos. No último dia 29 de junho, o juiz equatoriano Nicolás Zambrano deu ordem de captura contra Santos, que não foi executada porque a Interpol suspendeu sua vigência.

A perseguição a Santos se dá pelo ataque que, como ministro, dirigiu ao acampamento onde estava o guerrilheiro das Farc Raúl Reyes, em 1ode março de 2008.

3. Em 31 de março de 2008, o Equador denunciou a Colômbia à Corte Internacional de Haia pela fumigação das plantações de coca na fronteira. Durante muito tempo, a Colômbia teria buscado entendimento de maneira direta com o governo equatoriano sobre esse assunto, oferecendo, inclusive, ressarcimento a alguns dos afetados.

4. No dia 12 de junho de 2009, o Equador denunciou a Colômbia na Comissão Interamericana de Direitos Humanos por sua ¿responsabilidade internacional¿ na morte de Franklin Aisalla, o único equatoriano morto no acampamento de Raúl Reyes, a quem a Colômbia considera próximo das Farc.

5. Em 13 de julho deste ano, o Equador impôs barreiras cambiárias a 1.346 produtos colombianos, entre eles roupas, automóveis, produtos de higiene e refrigeradores. Segundo o ministro do Comércio Exterior, Luis Guillermo Plata colombiano, tal decisão afetou exportações para o Equador em mais de US$ 500 milhões.

6. Em reportagem publicada no jornal ¿El Tiempo¿ no domingo retrasado, Correa, segundo o governo colombiano, foi marcadamente hostil. Correa também disse que a ¿Colômbia tem sido um foco de desestabilização¿.

7.A Colômbia recusou-se a assumir a presidência da Unasul em 2008, por não considerá-la conveniente por suas dificuldades com a Venezuela e o Equador. Em seu encontro de quase duas horas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na quinta-feira passada, Uribe lembrou esse antecedente e sugeriu que Correa também deveria declinar da presidência da Unasul. Lula teria respondido que essas atitudes somente são assumidas por ¿gente humilde¿.