Título: Do coração da África, relatos da última viagem
Autor: Brisolla, Fabio
Fonte: O Globo, 10/08/2009, O País, p. 5

Amigos e parentes resgatam mensagens enviadas por Gabriel Buchmann antes da morte no Malawi

O último capítulo da viagem planejada pelo economista carioca Gabriel Buchmann terminou de forma trágica em uma montanha no Malawi, na África. Agora, uma parte da jornada de Gabriel, que percorreu mais de 120 cidades em 30 países, está sendo resgatada por parentes e amigos através de relatos enviados por ele, por e-mail, nos últimos meses. Nas mensagens, Gabriel descreveu empolgado os dias passados na África. Ele se dizia realizado pela oportunidade de conhecer de perto os problemas sociais do continente e relatou momentos marcantes de seu convívio com as pessoas que conheceu ao longo do caminho.

De um cibercafé em Jynja, cidade no interior de Uganda, Gabriel escreveu no dia 1ode junho seu último relato: ¿ Estou muito feliz por estar vivendo grandes aventuras, por realizar uma viagem de profunda imersão no continente africano e de forma sustentável, transferindo 80% dos meus gastos para africanos pobres. Aqui, com quase nada, você faz uma substancial diferença na vida das pessoas.

Gabriel também conta que conseguiu cumprir uma de suas metas: hospedar-se em casas de moradores de áreas pobres e dividir com seus anfitriões o valor que gastaria em albergues e alimentação, uma diária em torno de 20 dólares.

Um mês depois veio o desfecho inesperado: Gabriel se perdeu numa trilha do Monte Mulanje, no Malawi, e não resistiu à baixa temperatura local.

A autópsia indicou que ele morreu de frio (morte por hipotermia). O velório será hoje, a partir das 10h, no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, e a cerimônia de cremação está marcada para amanhã, às13 horas.

Gabriel chegou à África no final de maio, após dez meses de viagem. Em Uganda, ele se sensibilizou com a situação de um garoto que conheceu na visita a uma vila local. Gabriel foi à escola do menino e pagou todas as despesas escolares do atual ano letivo. Prometeu fazer o mesmo pelos próximos anos se o menino apresentasse boas notas.

¿ Com 40 dólares garanti um ano escolar para o menino numa escola super legal.

Hoje dei 2 dólares para uma mulher que me convidou a conhecer a casa dela. Ela se ajoelhou e quase chorou. Poderia escrever horas sobre essa minha primeira semana na África.

Boa parte das histórias dos meses iniciais de viagem ele registrou em anotações diárias em seu notebook. Mas, na passagem pelo Vietnã, na véspera do réveillon, teve a mochila roubada numa viagem de trem e perdeu o equipamento.

Gabriel se formou em economia na PUC-Rio, em 2004, e estava matriculado no curso de doutorado em economia da pobreza da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, a partir do ano que vem. A viagem era uma espécie de pesquisa de campo para o curso. No dia 6 de fevereiro, relatou a amigos momentos que passou com a mãe numa viagem pela Ásia: ¿ Minha querida mãezinha veio me visitar e mochilamos por três semanas na Tailândia . Foi bom demais. Ela se mostrou uma grande parceira de viagem, caminhando e pedalando durante todo o dia. Vivemos boas aventuras juntos. Foi maravilhoso tê-la aqui comigo e, com ela, um pouco da terrinha...

Amigos e parentes pensam em reunir as histórias em um livro sobre a jornada de Gabriel ao coração da África