Título: Estudantes serão homenageados
Autor: Haddad, Fernando
Fonte: O Globo, 11/08/2009, O País, p. 12

Fundação fará festa em 5 estados Hoje o dia é deles: estudantes de todo o país serão homenageados em cerimônias simultâneas em cinco cidades: Manaus, Rio de Janeiro, Palmas, Recife e Belo Horizonte. O Telecurso, da Fundação Roberto Marinho, vai reunir governantes, parceiros, educadores e estudantes. A festa, no Rio, acontecerá no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio, onde será firmada parceria entre a Secretaria municipal de Educação do Rio e a Fundação Roberto Marinho para a implementação do Telecurso nas escolas municipais.

Também está previsto um intercâmbio, durante a celebração: alunos de diferentes estados viajaram para relatar suas experiências a colegas de outras regiões.

Gerente-geral de Educação da Fundação Roberto Marinho, Vilma Guimarães lembra que, diante de oportunidades, os estudantes e m g e r a l a g a r r a m c o m unhas e dentes a chance de aprender.

¿ São pessoas que criam maneiras de evoluir de forma inteligente, descomplicada.

São as rosas no meio dos espinhos. Na hora em que apresentam aos estudantes proposta que faz sentido para eles, agarram com toda força. Todo mundo quer se sentir criativo, produtivo. O que queremos agora é, com essa homenagem, incluir esta data no calendário nacional ¿ diz Vilma, lembrando que é a primeira vez em que a homenagem será compartilhada entre os estados: ¿ É muito bom o impacto disso. Esse intercâmbio de saberes tem um papel transformador na vida das pessoas.

Além de mostrar essa diversidade cultural, tem valor pedagógico. No ensino, quando a gente descobre o jeito certo, eles (os alunos) não saem da sala de aula. É sempre um resultado elevado.

Não tem mágica.

No Rio, O governador Sérgio Cabral, a secretária estadual de Educação, Tereza Porto, o prefeito Eduardo Paes, a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, e o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, estarão presentes à festa.